AFRICA ADIS ABEBA: Paz apenas com o respeito do Mundo


O mundo precisa de paz em África e África deve reconhecer o direito de decidir e coordenar as intervenções, políticas ou militares, de apoio à paz: é uma das mensagens que chegam de Addis Abeba, de uma conferência organizada pela Fundação para a cooperação entre os povos.
"A paz em África – sublinhado El Ghasim Wane, director do departamento de paz da União Africana (UA) e segurança – é um trunfo para o mundo inteiro: com mil milhões de habitantes, o continente pode ser um mercado vital."
Um contraste eficaz para os conflitos que impedem o desenvolvimento, no entanto, exige uma nova política de solidariedade a nível mundial. "As grandes potências e organizações multilaterais – acrescentou El Ghasim – devem consciencializar-se de que a condução deve ser africana: ineficaz e fraco, talvez, mas só ela é capaz de resolver a crise do continente".
No segundo e último dia da conferência, por outro lado, especialistas e diplomatas sublinharam que o caminho para a paz permanece repleto de obstáculos. Em vez de aos casos específicos das duas crises no Sudão e Mali e Guiné-Bissau, voltou ontem a uma reunião da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO/Ecowas), Adis Abeba têm analisado dificuldades estruturais. De acordo com Joseph Nsengimana, embaixador do Ruanda na UA, um dos principais problemas continua a ser a divisão política dentro do continente. Misna 04.05.2012 – 14:19

Comentários

Mensagens populares