AMÉRICA LATINA ONU Condena assassinato de jornalistas no México e no Brasil



Condenamos o assassinato de R. Martinez e estamos preocupados com a tendência preocupante dos assassinatos de profissionais da mídia que danifica o exercício da liberdade de expressão”, disse o porta-voz do Alto Comissário da ONU para os direitos humanos, Rupert Coloville. Falou sobre o assassinato de correspondente da revista “processo” em Vera Cruz, encontrado morto no último fim de semana em sua casa com sinais evidentes de violência. Com mais de 30 anos de carreira, Martinez centrou-se principalmente em questões realcionadas com segurança e o tráfico de droga e conluio de ensaios sobre os cartéis de drogas com as autoridades locais.
"Exigimos uma investigação independente para este e outros casos semelhantes e exortamos o governo a aplicar imediatamente medidas de protecção para os jornalistas," disse Colville, lembrando que nos últimos 12 anos 70 operadores de informações no México pagaram com a vida o seu trabalho.
Houve também preocupação para o estado da liberdade de expressão no Brasil, após o assassinato do jornalista Décio Sá, 23 de abril: Alto Comissário lamenta o aumento "alarmante" de assassinatos de jornalistas "que, como defensores dos direitos humanos, deve ser capaz de trabalhar sem medo de intimidação ou algo pior." Misna 02 05.2012

Comentários

Mensagens populares