CHILE: idosos vulneráveis preocupação da Igreja


Em carta ao presidente chileno Sebastián Piñera, o presidente da Pastoral Social Caritas Chile, dom Manuel Camilo Vial, faz um apelo urgente para que ele considere a situação de vulnerabilidade que afecta milhares de idosos no país.
O bispo de Temuco manifesta preocupação com a realidade de cerca de 550.000 adultos maiores de 60 anos com renda menor que 60 mil pesos mensais (cerca de 240 reais). Daí a necessidade urgente de uma política pública nacional que proteja essa parcela da população.
No texto, o presidente da Caritas enfatiza que esta é uma dívida do país, uma injustiça inaceitável no cenário de desenvolvimento econômico que a nação vive hoje. “Enfrentamos uma catástrofe humanitária invisível, mas latente. Não podemos mais esperar. Temos que tomar agora todas as medidas necessárias para reverter esta situação”, acrescenta o prelado.
A carta termina dizendo que a Pastoral Social Caritas Chile tem a esperança de que, no discurso presidencial de 21 de maio, os idosos não serão novamente esquecidos, e que será criada uma política que proteja os seus direitos para que eles contem com as condições mínimas de envelhecimento com dignidade, ZENIT 18.05.2012

Comentários

Mensagens populares