CERNACHE DO BONJARDIM ARM diz Presente!




CERNACHE DO BONJARDIM
Armistas dizem presente!
Por ARMANDO SOARES (texto e fotos)
- 21.Maio.2012
1. Introdução
A ARM (Associação Regina Mundi) foi fundada em Maio de 1944. Um pequeno grupo de antigos alunos dos Seminários da Sociedade Missionária Portuguesa reuniu-se em Sintra na Quinta da Penha Longa, dando informalmente início a esta Associação, que é a mais antiga do género em Portugal.
Têm-se realizado encontros a nível regional sobretudo em Setembro. Nos encontros tem-se dado preferência aos Seminários da Sociedade. O Encontro Anual (com Assembleia Geral) tem-se realizado no terceiro domingo de Maio.
Nestes encontros vive-se o passado, o presente e projecta-se o futuro em sintonia com as Obras Missionárias.
É uma Associação sem fins lucrativos. Os seus  objectivos são: 1. auxiliar materialmente os Seminários da SMBN; 2.  criar e desenvolver formas de assistência e previdência entre os associados com preferência para os que exerçam funções sacerdotais e missionárias; 3. prestar o apoio possível de natureza moral, económica e profissional dos associados carecidos; 4. organizar concentrações a nível regional e nacional com vista a aumentar a amizade e convivência entre todos os associados e suas famílias; e) promover sufrágios pelos nossos falecidos.
O objectivo de ordem cultural é a organização de conferências, palestras, seminários, mesas redondas sobre temas de interesse sócio-cultural colaborando na imprensa missionária e em projectos com a SMBN.
2. Em Cernache do Bonjardm No dia 21, terceiro domingo de Maio, reuniu a ARM em assembleia geral. Presentes cerca de 110 associados. Oriundos em especial da região de São João da Madeira e Ovar. São os mais novos que estão a aparecer o que promete mais movimento e mais vida. Assembleia realizou-se segundo o programa: Santos Ponciano (Presidente) fez uma exposição, prestando contas) sobre o projecto em curso subsidiado pela ARM alguns assumindo-se como padrinhos de crianças moçambicanas. Abrangidas neste momento e por este processo (100 Euros anuais), estão cerca de 150 crianças. Esclarecidas algumas situações introduzidas pelos mais novos porque empenhados.
Finda a Sessão da Assembleia, seguiu-se a concelebração da Eucaristia, na igreja do Seminário, presidida pelo Superior Geral da Sociedade. Finalmente foi servido almoço aos presentes. A tarde ficou livre para cada um poder visitar alguns dos lugares que mais lhe ficaram gravados na mente  e mais desejava visitar.

Comentários

Mensagens populares