AFRICA ARMAS: é enorme o mercado ilegal


Há 300.000 armas contrabandeadas para África Oriental durante os últimos 10 anos. Os dados são da África Oriental Action Network (Eeansa); o tráfico de armas ilegais na região é feito demasiado fácil de modo a ser ignorado ou contornar nos países vizinhos.
Richard Mugisha disse em Kampala, "ad absurdum, tráfego fronteiriço de mangas é mais controlado do que armas de fogo". Uma situação em que "são responsáveis por todos os governos dos países da África Oriental" e que tira proveito da falta de um Tratado sobre o comércio de armas que regulam a venda.
"Isso permitiu que países como o Burundi, Quénia, Ruanda, Uganda e Tanzânia, a importação e exportação de armas em total ilegalidade", segundo a qual "um Tratado regional sobre o comércio de armas se torna mais urgente devido à insegurança e risco de violação dos direitos humanos.
O relatório revela que, durante 2012, a falta de um regulamento relativo ao comércio de armas permitidas para venda em países como a Síria, que terá importado sistemas de defesa aérea no valor de 167 milhões de dólares como mísseis e um milhão de armas pequenas e armamento ligeiro; o Irão – no valor de 57 milhões de dólares de armas entre 2007 e 2010; e República Democrática do Congo, comprador de 124 milhões de dólares entre 2000 e 2002. MISNA 8.05.2012

Comentários

Mensagens populares