COLÔMBIA Guerrilha e ataques antidrogas

Sete oficiais mortos e feridos 17 outros: é o saldo de um ataque de bombardeio das forças armadas revolucionárias da Colômbia (Farc) a uma estação de polícia em La Gabarra, município de Tibú, 470 km, a nordeste de Bogotá.
De acordo com o comandante da polícia antinarcóticos, General Luis Alberto Pérez, os guerrilheiros têm respondido bem a operações de luta contra os narcóticos no último período que levaria à destruição de 600 hectares de cultivos ilícitos e o desmantelamento dos mais de trinta laboratórios clandestinos para o processamento de drogas.
O ataque foi atribuído à frente das Farc 33 liderada por Rogelio Benavides, sobre a qual foi colocado uma recompensa de 2 bilhões de pesos (mais de um milhão de dólares).
A acção do exército se aproxima dos dados sobre o conflito interno do Ministério da defesa, segundo os quais apenas desde o início do ano as forças de segurança têm "neutralizado" mais de 3000 lutadores de diferentes grupos armados, metade deles pertence às Farc, 17% em relação ao mesmo período em 2011. Ao mesmo tempo 920 guerrilheiros foram capturados, e cerca de 1500 itens dos chamados emergentes bandos de criminosos, formados principalmente por paramilitares desmobilizados antigos. Desde o início do ano foram apreendidas 58.9 toneladas de cocaína. A Colômbia continua a ser o maior produtor mundial, seguido por Peru e Bolívia. Misna 11.05.2012- 10:52

Comentários

Mensagens populares