NIGÉRIA Nordeste: mais de 30 mortos no ataque a um mercado de gado


Pelo menos 34 pessoas morreram por causa de uma bomba num mercado de gado que teve lugar , no dia  2 de Maio, no Potiskum, no nordeste da Nigéria. A informação é ainda escassa. as vítimas foram mortas durante um assalto cometido por um grupo criminoso que abriu fogo e lançou explosivos no meio da multidão.
Neste momento, a hipótese predominante é que se tratava de um acto particularmente hediondo de banditismo. Mas ainda não se pode excluir completamente a possibilidade de que o assalto foi cometido por membros da seita Boko Haram, que recentemente cometeu ataques contra alvos diversos, incluindo lugares de culto cristão.
Se o envolvimento da Boko Haram foram confirmado neste ataque, ele iria soar como um aviso profético, são as palavras pelo arcebispo Ignatius Ayau Kaigama, Arcebispo de Jos e Presidente do Conferência Episcopal da Nigéria lançado apenas alguns dias atrás, reclamando a ineficácia das forças de segurança. Disse ele: "deve perguntar-se onde será o próximo ataque. Num aeroporto? Num mercado aberto ou noutro lugar lotado?"
O arcebispo Kaigama também reiterou que "a Igreja, especialmente a Católica, é um objectivo". O alarme foi disparado pelo Presidente da associação de cristãos na Nigéria (CAN) Ayo Oritsejafor, que convidou as autoridades a parar o terrorismo contra os cristãos, até mesmo para evitar represálias. Ayo Oritsejafor apelou a todos os nigerianos para manter a calma e não para seguir o caminho da violência. (L.M.) Fides 05/03/2012)

Comentários

Mensagens populares