Acreditar na vida com esperança


              
A vida coloca-nos vários desafios, alguns dos quais são difíceis de enfrentar e de ultrapassar. Em 2004, a revista missionária Bethleem apresentou vários casos de Sida e como os doentes enfrentavam a sua situação. Confesso que fiquei edificado com a maior parte. Acentuavam: a vontade de viver, a falta de medicamentos e o abandono a que são votados pela sociedade (um jovem zambiano de 14 anos), uma selecção brutal porque os medicamentos não chegam para todos (nem a ONUSIDA nem a OMS reúnem os milhões necessários para financiar a compra de medicamentos a nível mundial), os missionários distribuem os medicamentos gratuitamente àqueles que não os podem pagar.
Um caso me impressionou: Teresa é uma mulher optimista apesar de vítima da Sida. Sabe sorrir. Sua vida tem altos e baixos. Seu marido morreu com sida. Contraiu o vírus numa transfusão de sangue após um acidente. Ficou seropositiva também. Veio o medo de morrer, a cólera contra  o mundo inteiro, em especial os médicos. A sociedade que a rejeitava. Teresa sente-se impotente perante uma realidade que ela não pode mudar. Mas ela quer viver: “Aprendi que a vida e a morte estão intimamente ligadas. Vivo mais intensamente cada momento, vivo minhas emoções, vou directa ao essencial”.
O que dá força a Teresa? “Eu sei que trago em mim um tesouro como uma planta que é a vida. Minha responsabilidade é cuidar desta planta para que ela cresça e tome cada vez mais o seu lugar irradiando em todo o meu ser”. Seus desenhos, seus passeios pela floresta, o acolhimento da vida como um presente, a compreensão dos outros que estão na mesma situação e que têm necessidade de amar e ser amados. Custa-me ver que muitos perdem a esperança. Eu quero curar-me. Estabilizar a minha doença será já uma vitória. Por isso tenho cuidado comigo.”
Ela quer uma sociedade onde todos tenham o seu lugar. E quer uma Igreja mais acolhedora, mais pronta a ouvir do que a condenar, mais próxima dos excluídos.”
É um desastre a falta de medicamentos. A organização católica Caritas Internationalis acompanhou a XVIII Conferência Internacional sobre SIDA que decorreu em Viena, Áustria, até 23 de Julho p.p., sob o tema “Os Direitos Aqui e Agora”. Segundo Robert Vitillo, especialista da Caritas Internationalis para este campo, a falta de recursos económicos poderá travar os programas em curso, em todo o mundo. Há já pessoas sem acesso a tratamentos em vários dos países que visitou, como o Uganda, por causa da falta de fundos. “Negligenciar o HIV/SIDA irá pôr milhões de vidas humanas em risco, nos países pobres”, assinala o especialista. Assim é matar a vida e acabar com a esperança. E muitas Teresas voltarão a sofrer, embora confiando sempre na vida!
Louvo os jovens que enfrentam com coragem o Sida ou outras doenças e animam aqueles que estão nelas envolvidos prestando ajuda e carinho aos doentes e idosos. É um dos grandes  desafios    que a sociedade hodierna nos coloca. Coragem e força para viver e ajudar a viver a vida com confiança. Enfrenta o desafio.

Comentários

Mensagens populares