ÁFRICA Na África, vai nascer uma criança de três


De agora até 2050,só uma em cada três vai nascer na África, enquanto a Nigéria, o país mais populoso do continente, também será o lugar onde a população com idade inferior a 18 anos haverá o maior aumento em termos percentuais: são alguns dos insights oferecidos por um relatório publicado pelo fundo das Nações Unidas para as crianças (Unicef).
De acordo com os autores do estudo, os mudanças demográficas serão ao cuidado de especialistas e líderes políticos que enfrentam "grandes desafios" depois de 2015, o prazo fixado pela ONU para alcançar os objetivos do Milênio na luta contra a pobreza e o respeito pelos direitos humanos.
"Embora a China e a Índia vão continuar a representar a maior parte da população mundial em termos absolutos – diz o relatório-Nigéria é o país onde um aumento mais acentuado do número de pessoas com idade inferior a 18 anos, um aumento de 41% no período entre 2010 e 2025.
De acordo com o estudo, divulgado por ocasião do dia mundial da infância, 2012, forte crescimento demográfico vai ajudar a garantir que no futuro as taxas de mortalidade infantil serão mais altos em África sub-sahariana.
Globalmente, note-se no relatório, os Estados Unidos deve ser só o país rico onde irá aumentar a proporção de crianças fora da população total. Em 49 países classificados pela ONU como "países menos desenvolvidos" deve nascer 455 milhões de 2 bilhões de crianças em todo o mundo entre 2010 e 2050. Entre estes países são China, Índia, Indonésia, Paquistão e Nigéria, definido "renda média" apesar de milhões de pessoas viverem em pobreza.

Comentários

Mensagens populares