COLÔMBIA Guerrilheiros do Eln prontos para o diálogo


O exército de libertação nacional (Eln), grupo de guerrilha da Colômbia com cerca de 2500 combatentes, está pronto para começar o "diálogo exploratório" com o governo tendo em conta a possível abertura de negociações de paz.
Em 'carta aberta' publicada na Internet, o Eln anunciou que tinha formado uma delegação para estabelecer contactos preliminares com a administração de Juan Manuel Santos. O movimento armado lembrou que era o mesmo governo, bem como as mais famosas forças armadas revolucionárias da Colômbia (Farc), "para fazer manifestar o seu interesse que o Eln compromete-se a um processo de diálogo para a paz". Nesta linha, "o Eln comprometeu-se a uma solução política como uma construção colectiva da nação, como o processo democrático social, político, económico e cultural, que leva em conta as mudanças que o país precisa".
O anúncio do Eln vem com a abordagem do real início de conversações de paz entre o governo e as Farc que começará em 15 de novembro em Havana. Primeiro ponto da ordem do dia será a questão da terra, um tema – de acordo com o Eln – "que requer a participação de agricultores e movimento Agrário, movimentos regionais e ambientais".
A abordagem das negociações esperadas, no entanto, não parou a violência: 25 pessoas ficaram feridas na noite de domingo – dia 11 – com um ataque com artesanato, fabricação de dispositivos explosivos contra uma delegacia de polícia, atribuído às Farc, no município de Suárez, do sudoeste departamento de Cauca. MISNA 13.novembro 2012

Comentários

Mensagens populares