MALI A crise do Norte e o extremismo. A voz dos líderes religiosos

Guerra com tuaregues e islamitas do Norte


"Os líderes denunciam o extremismo em todas as suas formas, como contrário ao espírito do Islão, praticado em nosso país. Há algum tempo foi chamada a atenção das autoridades a respeito da  crescente influência dos islamitas no norte. Líderes religiosos já se levantaram contra o aparecimento  de uma nova fonte de ideologias de tensão ": Este é o apelo lançado por Adama Kané, coordenador do fórum de líderes espirituais muçulmanos de Mali no encerramento do primeiro encontro nacional realizado em Bamako. O evento contou com mais de 3000 fiéis para o imã das oito regiões do Mali, as grandes famílias de marabutti, as principais associações muçulmanas como representantes das instituições. Estes incluem o presidente interino do Parlamento, Younoussi Touré e o Presidente da Comissão para reformas militares, capitão Amadou Haya Sanogo, autor do golpe de estado que em março passado destituiu o antigo chefe de estado Amadou Toumani Touré.
O fórum de muçulmanos líderes espirituais do Mali foi criada em novembro de 2011, com o objetivo declarado de "proteger práticas muçulmanas em 1300 anos no nosso país," disse Kané ao diário local 'Essor'.
A actual crise nas regiões Norte, há sete meses sob o controle de grupos islâmicos armados e Tuaregs foi o centro do debate. "Ninguém virá de fora para impor qualquer obrigação. Esta parte do país deve ser libertada sem qualquer tiro”, disse o  ímã Mahamoud Chandra, Presidente do Alto Conselho Islâmico do Mali. Entretanto o xerife Ousmane Madani Haïdara, director internacional da Ansar Al DIN, tem insistido sobre a importância do empenhamento dos líderes religiosos para o "sócio-reconciliação política após o golpe de estado de março" e convidou as autoridades malinenses a esforçarem-se para "acabar com o sofrimento da população". O ex-chefe da junta militar prometeu que Sanogo "o exército irá restaurar integridade territorial de Mali a qualquer preço."
Dois terços do Mali tornaram-se território do islâmico Ansar Al Din, tuareg do movimento nacional para a libertação do Azawad (Mnla é), juntamente com  grupos estrangeiros que pertencem à Al-Qaeda no Magreb islâmico (Aqmi). Por meses, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO/Ecowas) envolveu-se numa tentativa de resolver a crise que inclui uma intervenção militar regional do norte do Mali. Nos próximos dias o Conselho de segurança da ONU terá que se pronunciar sobre um pedido de aprovação para a tarefa apresentada formalmente pela União Africana (UA).
"É uma situação muito complexa. Houve um golpe de estado, a integridade territorial do país está sob ameaça, nós devemos organizar eleições para legitimar o governo e há problemas humanitários, "disse Dlamini-Zuma, da África do Sul, a 15 de outubro, para chefiar a Comissão da AU, salientando que" nunca é tarde demais quando se trata de evitar uma guerra (...) pois você tem que negociar até o último momento ". A comunidade africana e internacional prossegue uma estratégia de duas faixas paralelas: a opção militar e o diálogo com vários grupos armados, incluindo Ansar Al Din e o Mnla é. 27.11.12

Comentários

Mensagens populares