Concílio: o que é / quantos concílios ecuménicos.


Concílio – que é / quantos concílios ecuménicos

50º. aniversário da abertura do Concílio Vaticano II por Dom XIMENES BELO *

O que é um Concilio?
No dia 11 de outubro do corrente ano, ocorreu o quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II. A palavra Concílio significa convocação, congregação, reunião, assembleia. O Concílio é, portanto, uma assembleia de bispos que presidem às várias igrejas particulares para legislar e tomar decisões relativas à fé e à vida cristã.
Os concílios dividem-se em: gerais ou ecuménicos para toda a igreja universal espalhada por cinco continentes do globo; concilio regionais, nacionais ou particulares, destinados a uma determinada zona geográfica, para uma ou mais igrejas particulares. O Concilio Vaticano II foi um concilio ecuménico, pois realizou-se com a participação dos bispos de todo o mundo, sob a presidência do Papa João XXIII (1962-1963 e, depois, sob a presidência do Papa Paulo VI (1963-1965).

Quantos Concílios ecuménicos houve?
Até agora já houve 21 concílios ecuménicos: Concilio de Jerusalém (ano 51; cfr. Atos dos Apóstolos, 15, 19-21). Niceia (duas vezes: no ano 325 e no ano 787); Constantinopla, 4 vezes; Éfeso (431); Calcedónia; Latrão, em Roma, cinco vezes; Lião (2 vezes); Constância, Basileia; Ferrara (Itália) e Florença; Trento (1545-1563); Vaticano I, no Vaticano, em (1869-1870), convocado pelo Papa Pio IX; Vaticano II, no Vaticano, (1962-1965).
O Concilio Vaticano II: A ideia de convocar um concílio ecuménico já tinha sido ventilada pelo Papa Pio XI em 1923, e pelo Papa Pio XII que para tal chegou a nomear uma comissão em 1948. Mas, razões de vária ordem levaram o Papa a deixar cair o projeto em 1951. Foi o Papa João XXIII quem lançou a ideia da convocação de um concilio ecuménico, numa reunião com os Cardeais na Basílica de São Paulo extramuros, no dia 25 de janeiro de 1958. Em 1959 constituiu-se uma comissão antepreparatória, presidida pelo Secretario de Estado do Vaticano, Cardeal Tardini (17 de maio de 1959). Tomou-se depois a iniciativa de fazer uma consulta por carta a todos os Bispos do mundo, Congregações romanas, Gerias das Ordens e Congregações religiosas, Universidades Católicas, Faculdades de Teologia e Seminários Maiores, pedindo sugestões e temas para o Concilio. Nesse mesmo ano O Papa João XXIII publicou a Encíclica Ad Petri cathedram dando as primeiras indicações sobre a finalidade do Concilio. Foram então formadas 12 comissões e 3 secretariados preparatórios do Concilio. A 25 de dezembro de 1961, pela Constituição Apostólica Humani salutis, o Papa convocou oficialmente o Concilio ecuménico para o ano de 1962.
A abertura do Concilio Vaticano II realizou-se no dia 11 de outubro de 1962
Bispo emérito de Díli e Prémio Nobel da Paz 1996
(

6.2
PAPUA NOVA GUINÉ
Ano de fé e juventude: o Evangelho para dizer "Não" a drogas, álcool e sexo desordenado.
O ano da fé para os jovens de Papua-Nova Guiné, "vai ser uma poderosa oportunidade e um convite a redescobrir o Evangelho para dizer 'Não'  a drogas, álcool, libertinagem e desordem em matéria sexual": isto é o que se diz numa mensagem enviada à Agência Fides, por padre Shanthi Puthussery, PIME, coordenador nacional da Pastoral juvenil na Conferência Episcopal de Papua-Nova Guiné. Padre Shanti incide sobre a chamada "geração perdida", ou seja, os jovens entre 15 e 20 que, no contexto da Papua, vive grandes problemas sociais: "muitos destes jovens são já prejudicados pelo uso de drogas, pornografia, relacionamentos sexuais desordenados, o consumo imoderado de álcool. Não tenho certeza de que as autoridades civis estejam plenamente conscientes da gravidade destas questões, mas como a Igreja Católica, eu acredito que nós temos a responsabilidade de promover a actividade de formação para os jovens. O ano de fé deve ser acompanhada com acção social e transformação da sociedade." "Caso contrário - continua p. Shanti - as práticas da fé permanecem vazias e não preencher a lacuna na sociedade e relações interpessoais. Temos de ajudar os jovens a levar a sério nossos ensinamentos a fim de mudar sua vida: que actualmente é muito difícil para eles. "O Padre vive continuamente em estreito contacto com os jovens.. Fides 10/11/2012)
(234)

6.3
MIANMAR
Ano de fé bíblica: oração nas famílias e catecismo para jovens
Reuniões de oração bíblicas organizadas dentro de famílias; sessões especiais do Catecismo para jovens, com o uso da subvenção "Youcat"; uma oração para o ano de fé para recitar no fim da missa e uma carta pastoral mensal: estas são algumas das iniciativas promovidas pela Igreja de Myanmar para o ano de fé. Na abertura do ano da fé, na Arquidiocese de Yangon,o Arcebispo Charles Maung Bo fez a abertura com uma solene celebração eucarística na Catedral. Uma bandeira branca com o logotipo do ano de fé permanecerá em frente da catedral durante todo o ano. Durante a celebração, que contou com o clero, religiosos e centenas de leigos, o arcebispo lembrou os 50 anos do Concílio Vaticano II, designando-o "uma janela aberta sobre o futuro." "No ano da fé - observou - cada crente é chamado em primeiro lugar para dar graças a Deus pelo dom da fé, reforçá-lo e compartilhá-lo com os outros, especialmente com aqueles que são fracos e doentes, para construir o Reino de Deus". O arcebispo também enfocou o tema da paz e da reconciliação: a um nível pessoal, lembrando que o Santo Padre concedeu uma indulgência plenária e condições para recebê-lo; e a nível social, ainda esperando por uma reconciliação integral e final na nação, atravessada por conflitos com as minorias étnicas. Conforme relatado à Agência Fides, por d. Bo, no ano de fé dar-se-á especial atenção aos jovens e às famílias e as diferentes comunidades religiosas, movimentos eclesiais e associações irão fornecer sessões especiais de estudo e análise de "Catecismo da Igreja Católica", enquanto que, durante o ano, dias especiais serão dedicados às vocações, missionárias e catequistas. Os fiéis católicos em Mianmar são cerca de 690 mil, pouco mais de 1% da população, um total de 50,5 milhões de habitantes.  Fides 10/11/2012
(309)

Comentários

Mensagens populares