O apelo dos simples


O apelo dos simples

Francisco e Jacinta Marto foram beatificados no dia 13 de Maio de 2000, no Santuário de Fátima.
Num momento em que Fátima é por alguns questionada por vários motivos. Fátima nunca foi o céu, mas sim caminho para o céu. Os pastorinhos, colocados como modelos e não como alucinados, serão caminho para Deus e para Maria, nas suas figuras cheias de simplicidade e de humildade e de fervor religioso. O que importa é chegarmos a Deus pelo menos pelo que nos manda e nos põe à disposição no nosso caminho: pessoas, acontecimentos, aparições, natureza, gestos humanos e positivos. Recusando um barco de salvamento, que pode ser único, podemos perder todos os barcos que virão a seguir e o céu será bonito mas não será para nós.
A beatificação de Francisco e Jacinta deve ser reconhecimento da fé que cresce também e sobretudo nos humildes e através deles se expande. De certeza que a fé dá firmeza na vida a quem anda desiludido atrás de soluções cientifico-religiosas ou socio-antropológicas.
Fátima pode ser ponto de referência para o ateísmo. Com efeito, como disse o cardeal irlandês Cahal Daly, que presidiu à peregrinação internacional de 13 de Outubro de 1999: «o comunismo ateu e materialista foi substituído por um ateísmo e materialismo prático, que pode ser igualmente destruidor da fé e da vida cristã».

«Pode ser até mais perigoso porque é mais traiçoeiro, mais sedutor e mais difícil de discernir e de contar do que uma manifestação dos militantes comunistas»
Reina uma «anemia real» no fim deste milénio, e cada vez mais espalhada e afectando muitos sectores da sociedade, mesmo em países de tradição religiosa como Portugal. Juntamente com pessoas que professam uma fé profunda e esclarecida, há uma grande parte da população, que se diz católica, mas que professa uma religião anémica e anónima.
É preciso revitalizar a fé, é preciso recristianizar a Europa, é preciso dar novo sentido a vidas efémeras que se  movem no vazio.
Fátima é apelo e desafio aos que ainda querem salvar o que de bom existe na raça humana. É apelo aos simples e aos de coração humilde.

Comentários

Mensagens populares