PERU Esterilização forçada sob Fujimori reabriu inquérito












Mulher nos Altos Andes


"Nós não podemos permitir que alguém decida o destino de uma mulher e seus filhos," disse o Presidente Ollanta Humala por ocasião do dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, juntamente com o anúncio da reabertura de um inquérito sobre alegada esterilização forçada durante o governo de Alberto Fujimori (1990-2000).
Forçar a esterilização, "é uma das formas mais selvagens de abuso contra as mulheres... esta prática não pode ficar impune," disse Humala pedindo para ser encontrada a responsabilidade “no campo da Justiça” responsabilidade "é encontrada no campo da Justiça". Em Lima, o  procurador decidiu reabrir o caso, Arquivado há dois anos, respondendo a um pedido da Comissão Interamericana de direitos humanos (CIDH). Entre os principais suspeitos estão os antigos ministros da saúde Alejandro Aguinaga e Marino Costa Bauer, juntamente com antigos funcionários da administração Fujimori, condenados em 2009 a 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos.
De acordo com os investigadores, o governo do ex-presidente na cadeia realizou um programa de esterilização forçada  na região dos Altos-Andes de pelo menos 1500 muheres do Peru. "Dos anos 90 – disse num comunicado o Ministério da Justiça – houve como política de estado, o programa de planejamento familiar envolvendo esterilização, sem o consentimento dos interessados. No entanto, o estado está investigando acusações criminais em que as esterilizações foram realizadas sem autorização ou sem que as pessoas tenham sido informadas ".
A reabertura do caso poderia afectar a decisão da Comissão do perdão presidencial que está analisando um pedido da família Fujimori para conceder um indulto humanitário "por motivos de saúde. O primeiro-ministro, Juan Jiménez, já avisou que "é muito provável que um novo processo poderia criar problemas. Sobre" Fujimori também pesa uma acusação de desvio de fundos públicos. Misna 26.11.12

Comentários

Mensagens populares