O anúncio se faz caridade


                      
“Ai de mim, se não anunciar o Evangelho”, dizia Paulo (1 Cor. 9,16). Esta palavra ressoa com força para todo o cristão e para toda a comunidade cristã em todos os Continentes. Mesmo nas Igrejas dos territórios de missão, Igrejas em grande parte jovens e frequentemente de recente fundação, já se tornou uma dimensão conatural a missionariedade, apesar de elas mesmas precisarem ainda de missionários. Muitos sacerdotes, religiosos e religiosas, de todas as partes do mundo, numerosos leigos e até mesmo famílias inteiras deixam os seus próprios países, as suas comunidades locais e vão para outras Igrejas testemunhar e anunciar o Nome de Cristo, no qual a humanidade encontra a salvação. Trata-se de uma expressão de profunda comunhão, partilha e caridade entre as Igrejas, para que cada homem possa ouvir, pela primeira vez ou de novo, o anúncio que cura e aproximar-se dos Sacramentos, fonte da verdadeira vida.

Associadas a este sinal sublime da fé que se transforma em caridade, estão as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), instrumento ao serviço da cooperação na missão universal  da Igreja no mundo, que recordo e agradeço. Através da sua acção, o anúncio do Evangelho torna-se também intervenção a favor do próximo, justiça para com os mais pobres, possibilidade de instrução nas aldeias mais distantes, assistência médica em lugares remotos, emancipação da miséria, reabilitação de quem vive marginalizado, apoio ao desenvolvimento dos povos, superação das divisões étnicas, respeito pela vida em todas as suas fases.

E Bento XVI termina a sua mensagem de 2012 com palavras do Beato John Henry Newman: «Acompanhai, Senhor, os vossos missionários nas terras a evangelizar, colocai as palavras certas nos seus lábios, tornai frutuosa a sua fadiga».
A vida missionária não é fácil. O missionário luta dando a vida pelos seus, muitas vezes num trabalho árduo e em situações dramáticas. Merece a nossa estima, a nossa compreensão, a nossa ajuda, sobretudo quando a força da vida lhes vai faltando. E o Papa faz uma prece a Maria, Mãe da Igreja e Estrela da Evangelização, para que acompanhe todos os missionários do Evangelho.

Comentários

Mensagens populares