VATICANO Evangelização na Ásia e encontro de culturas


60% da população do mundo vive na Ásia. Na sua maioria é jovem. Para isso, em muitos aspectos, a Ásia ocupa um lugar central no futuro da evangelização, acentuou o Cardeal Gracias, Arcebispo de Bombaim, durante os trabalhos do Sínodo no Vaticano. De acordo com o Cardeal, as Igrejas na Ásia descobriram três desafios no caminho da evangelização: diálogo com as culturas, o diálogo com os pobres e o diálogo com as religiões.
Em relação ao tema da nova evangelização, no meio dos trabalhos sinodais, o Cardeal Gracias apresentou alguns aspectos que, de acordo com os Bispos da Ásia devem ser abordados com urgência: o espírito do secularismo e materialismo, que está se tornando mais predominante; a presença de Deus, a quem se dá cada vez menos espaço; e os problemas da família.
"A Igreja na Ásia – destacou o Cardeal Gracias – escolheu as comunidades cristãs básicas como uma nova forma de ser Igreja. Isto teve um grande sucesso em muitos lugares e levou a participação dos leigos na Igreja, para a formação dos leigos e contacto com outras pessoas.”
Outro aspecto em que o Cardeal de Bombaim insistiu: existe um impulso ideológico que quer impor uma autoridade política a grupos religiosos minoritários, que são perseguidos e oprimidos.

Comentários

Mensagens populares