Todos Apóstolos por ARMANDO SOARES *


1. A grande característica do nosso jornal CRUZADA MISSIONÁRIA | “VOZ DA MISSÃO” foi desde o princípio a veneração pelo Vigário de Cristo, não fosse o Instituto fundado pelo Papa Pio XI, o Papa das Missões.
A Cruzada Missionária, dizia o então Superior Geral D. João Evangelista de Lima Vidal, «procurará, por quanto lhe for possível, apoderar-se do pensamento missionário do Santo Padre, viver dele inteiramente e ao mesmo tempo espalhar em volta do seu pequeno raio de acção toda a vida que esse pensamento contém». (CM, na I, p. 1).
Queremos ser eco da voz do Papa nas terras de Portugal.

2. A CM aparece com a grandiosa pretensão de concorrer pela sua parte, irradiando por todo o país para a segunda criação da alma missionária do nosso povo depois da primeira ronda de evangelização, com os arrojos missionários que espantaram a história e ainda hoje se conservam na nossa mente e na figura dos nossos santos missionários. A paixão da Missão  entranhou-se na alma portuguesa.

3. Esta paixão pela missão ainda não está finda. E o Papa Bento XVI lançou na sua última visita a Portugal o repto de Portugal ser arauto da nova evangelização da descristianizada Europa. Há novos caminhos não andados que esperam por alguém.
É vocação que também passa pela provocação.

4. Há 80 anos escrevia D. João Evangelista: «CM é mais um jornal em Portugal Não há muita imprensa missionária. É preciso continuar a fomentar o dinamismo missionário por entre as folhas mortas de um cristianismo tradicional enfrentando os novos desafios colocados à evangelização.»
CM | VM tem enfrentado os sinais dos tempos e levado aos seus leitores  a dinâmica dos desafios da missão

5. Queremos nós dizer também hoje: sente-se uma «aurora fresca de uma nova Jornada missionária de Portugal, uma chamada verdadeira de Deus aos ouvidos e aos corações de todos nós – homens e mulheres, sacerdotes e leigos, velhos e novos, pobres e ricos, pequenos e grandes, analfabetos e sábios que é um grito da redenção cristã: Todos Apóstolos! Todos Apóstolos!»

Foi com esta pedalada e incentivo que Cruzada Missionária apareceu no nosso meio.
E queremos ser fiéis ao que presidiu à sua fundação, numa linha de actualização sempre presente aos novos desafios da missão.
Voz do Papa, irradiação missionária, nova evangelização, enfrentar novos desafios da missão. Testemunhos de evangelização enviados dos que trabalham na linha da frente, missão e promoção humana, continuarão a ser temas que apresentaremos aos nossos queridos leitores, que, em breve, esperamos estar na casa dos vinte mil. Valeu?! * vm. março 2012

Comentários

Mensagens populares