FILIPINAS Assassinato de Padre Tentório


De acordo com uma testemunha, um membro da força especial Bagani, tropas paramilitares usadas pelo exército para lutar contra os rebeldes maoístas do exército do povo novo (NPA), grupo paramilitar que matou o padre, "a pedido e com a bênção do exército", porque era "um torcedor do NPA".
Na realidade, "as testemunhas já foram ouvidas no passado, mas não com muita consideração", o Padre disse MISNA, salientando que o cenário em que ocorreu o assassinato permanece inalterado: "Nas Filipinas, quem, como p. Tentorio, tenta defender os direitos das minorias, muitas vezes acaba por perturbar os interesses daqueles que especulam os territórios ancestrais com plantações de banana e Palma".
Apesar de sua batalha contra tal especulação e trabalhar com as comunidades locais, passava por ser ‘simpatizante’ da rebelião maoísta."Desta vez, no entanto, pretendemos chegar ao fundo das coisas, através de nossos advogados no Tribunal", advertiu o superior regional do PIME, P. Giovanni Re.
O assassinato do Padre Tentorio, moveu milhares de pessoas. Seu assassinato também chamou a atenção para uma área  económica de interesses de mineração, rivalidades políticas, aspirações separatistas, velhos rebeliões e coexistência religiosa.
Investigações das Filipinas até agora levaram à prisão de uma pessoa, acusada de fotografar o missionário, embora sem quaisquer indicações sobre os cérebros do assassinato. Misna

Comentários

Mensagens populares