O Bispo é alguém entre Deus e o seu povo por Armando Soares


D. António José da Rocha Couto, tomou posse como novo bispo da diocese de Lamego, no dia 29 de Janeiro de 2012, afirmando que conta com todos os membros da comunidade católica para desempenhar o seu papel de bispo, “entre Deus e o povo”.
“Quero muito ver o vosso rosto. Já sabeis que trago notícias de Deus e que conto muito com cada um de vós, para levar a todos os lugares e a todas as pessoas desta bela diocese este vendaval de graça e de bondade que um dia Jesus desencadeou”, disse, na homilia da missa na Sé de Lamego..
Ao assumir a sede episcopal que lhe foi confiada em novembro de 2011 por Bento XVI, D. António Couto apresentou-se como um bispo que quer estar “pertinho de Deus, mas de um Deus que faz carícias ao seu povo, um Deus que ama e que perdoa” e “pertinho do povo, o suficiente para lhe entregar esta carícia de Deus”.
Centrando-se na passagem do Evangelho lida na celebração eucarística, afirmou que a missão de “anunciar” a vida e obra de Jesus implica, para os católicos, a missão de “ensinar, libertar, acolher, curar, recriar”.
Concelebraram vários bispos entre eles D. José Policarpo, D. Jacinto Botelho, D. Jorge Ortiga, (uns 30 bispos)… e muitos sacerdotes (uns duzentos) da diocese de Lamego, de Braga, do Porto… A afluência de amigos que quiseram estar presentes estava manifesta numa dezena de autocarros que vieram até Lamego de Valadares - Porto, de Cucujães, de Vila Boa do Bispo – Marco de Canaveses e de Braga.
Esta presença manifesta o dom que o novo bispo tem de cativar as pessoas pela sua humildade, estatura espiritual, intelectual e humana, tornando-se efectivamente próximo do povo.
Aos 59 anos, D. António Couto torna-se o terceiro bispo residencial mais jovem nas dioceses portuguesas, deixando a Arquidiocese de Braga, na qual era auxiliar desde 2007. É membro da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé) desde 2004 e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização (CEP). A Diocese de Lamego, com cerca de 140 mil habitantes, foi criada por volta do ano 570 e é a única do país que não é sede de Distrito.
Na Tomada de Posse estiveram presentes todos os Padres da sua freguesia e que têm sido companheiros de viagem: PP. Manuel Vales (pároco), Armando Soares, Luís Vieira, Paulo Teixeira, António Moreira, para além dos seus familiares e muitos amigos Vilabonenses.
Rejubilamos e estamos contigo na oração e na amizade para que todos estejamos “bem pertinho de Deus” numa missão fecunda. Conheces bem o nosso rosto e podes contar com cada um de nós, para levar a todos os lugares e a todas as pessoas o vendaval de graça e de bondade que um dia Jesus desencadeou em Cafarnaum.

Ao encontro de uma diocese desertificada mas empreendedora
Gente simples mas dedicada, a Deus e ao próximo, no meio de uma sociedade desertificada mas empreendedora, é esta a realidade que o novo bispo de Lamego, D. António Couto, vai começar agora a conhecer.
O programa 70x7, da RTP2, revelou alguns dos cenários que preenchem o quotidiano daquela diocese.
Escondida no Portugal profundo, encontramos a paróquia de Alvite, uma das 20 freguesias do concelho de Moimenta da Beira. Por entre a azáfama do trabalho no campo e do pequeno comércio, principais fontes de rendimento desta pequena comunidade, destaca-se “gente muito simples, mas ao mesmo tempo muito católica, muito praticante”, realça o pároco António Jorge Giroto.
O jovem sacerdote, que partilha a sua missão pastoral com o padre Bráulio Carvalho, destaca a participação das pessoas nas celebrações eucarísticas, cerca de “350 a 400” pessoas ao domingo, e a presença significativa dos mais novos.
Tendo em conta o meio pequeno, existem muitos jovens, mais de uma centena, “dos 14 aos 19 anos", que são motivo de “entusiasmo” para os sacerdotes.
No entanto, a juventude que anima a paróquia de Alvite não se estende ao resto do território, hoje a braços com uma população cada vez mais envelhecida, fruto da partida de muitos casais jovens à procura de um futuro melhor, em outros pontos do país e sobretudo no estrangeiro.
“A maior parte dos idosos que temos aqui, 90 por cento, os filhos são emigrantes, residiam sozinhos e não tinham retaguarda familiar”, explica Palmira Lourenço, directora técnica do Centro Comunitário de Alvite.
Em pouco mais de 10 anos, a população da diocese caiu dos 144 mil habitantes para os 138 mil, podendo dizer-se que um dos principais desafios da Igreja Católica local é ajudar a contrariar este decréscimo demográfico. Mas para isso, é preciso que as estruturas pastorais consigam encontrar resposta para os problemas que ameaçam o equilíbrio social da região.
De acordo com Lisete Centenico, directora técnica da Caritas Diocesana de Lamego, há hoje muitas pessoas afectadas pelo desemprego, sobretudo aquelas que “trabalhavam em pequenos negócios” que “faliram” devido à crise
“Por outro lado, temos a questão das pessoas idosas, com reformas extremamente baixas, que aliadas ao elevado custo de vida, ficaram numa situação completamente desprotegida”, acrescenta.
Para contrariar esta conjuntura, o sector socio caritativo de Lamego tem sido um dos que mais se tem desenvolvido, nos últimos anos, sendo que em 223 paróquias existem 77 grupos nesta área de acção.
Muitos deles trabalham em rede, na triagem das necessidades e na distribuição dos bens aos mais necessitados, um trabalho que D. António Couto é agora chamado a preservar e desenvolver.

Comentários

Mensagens populares