AÇORES celebram Santo Cristo dos Milagres

AÇORES celebram Santo Cristo dos Milagres
Foto: DR
São as maiores celebrações religiosas do arquipélago, das mais importantes de Portugal e decorrem até 14 de Maio. As festas são este ano presididas por D. Francisco Senra Coelho, que conhece bem a dimensão da fé dos açorianos.

07-05-2015 21:27 por Ângela Roque

As festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milhares atraem aos Açores milhares de peregrinos, entre eles muitos dos açorianos que estão emigrados em várias partes do mundo.
D. Francisco Senra Coelho foi este ano o escolhido para presidir às cerimónias e não esconde a  satisfação: “É um privilégio. Sinto-me muito contente por poder partilhar de uma experiência que adivinho muito rica”.
Apesar de já ter estado muitas vezes nos Açores, o bispo auxiliar de Braga nunca participou nas festas do Santo Cristo, mas sabe que “fazem parte da identidade deste povo”.
Espera reencontrar a fé fervorosa que conhece bem do contacto que foi mantendo com os açorianos que vivem na América: “Eu trabalhei muito com o povo açoriano nos Estados Unidos, na costa Leste, sobretudo em Massachussets, Providence e Califórnia. Fui um dos fundadores do movimento dos Cursilhos de Cristandade em língua portuguesa para as comunidades ali residentes. Tenho uma experiência muito forte com os açorianos espalhados pelo mundo, e espero agora reencontrar aquela genuína expressão de fé que sempre descobri nas comunidades”.
As festividades decorrem de 7 a 14 de Maio, mas o ponto alto será domingo com a procissão solene do Senhor Santo Cristo, que vai percorrer as principais artérias de Ponta Delgada durante cerca de quatro horas.
Os preparativos da festa implicaram este ano a montagem de 166 mil lâmpadas na fachada do Santuário da Esperança onde a imagem do Senhor Santo Cristo, do século XVI, está a aberta ao culto e é venerada.
A imagem, em madeira, representa a Paixão de Cristo, com as mãos amarradas sobre o tronco, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o ceptro que, segundo os Evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.
As festividades têm este ano o tema “Fé: confiança no caminho da Salvação”.


Comentários

Mensagens populares