REP. CENTRO AFRICANA Rebeldes prometem libertar crianças soldado

REP. CENTRO AFRICANA
Rebeldes prometem libertar crianças soldado
Texto Francisco Pedro | Foto Lusa | 05/05/2015 | 15:09
Líderes de grupos armados centro-africanos comprometem-se
a libertar milhares de crianças e acabar com o recrutamento
de menores. Estima-se que os movimentos rebeldes tenham
nas suas fileiras perto de 10 mil jovens
Muitas das crianças que integram os diferentes grupos armados que atuam há vários anos na República Centro-Africana (RCA) poderão ser libertadas em breve ao abrigo de um acordo assinado esta terça-feira, 5 de maio, na capital do país. O compromisso «representa uma importante etapa na proteção das crianças», afirma o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 
Segundo Mohamed Malick Fall, os líderes de oito grupos armados também concordaram em dar à organização «acesso imediato e sem restrições às zonas que controlam», o que é «pelo menos um ponto de partida» para ultrapassar o flagelo das crianças soldado. O calendário para a libertação dos menores não foi ainda determinado. 
A RCA vive um cenário de caos desde a destituição, em março de 2013, do Presidente François Bozizé por Michel Djotodia, que liderou uma rebelião maioritariamente muçulmana, dos Seleka, e cometeu atos de violência e abusos contra a população desde que chegou ao poder. Em reação, as milícias de autodefesa Anti-Balaka atacaram os civis muçulmanos. 
O acordo agora assinado em Bangui contou com a presença dos principais protagonistas da crise que tem vindo a abalar o país nos últimos dois anos: os representantes da coligação Seleka e das milícias Anti-Balaka. Neste momento, estima-se que integram os grupos armados entre seis mil a 10 mil crianças. FATIMA MISSIONÁRIA  06.05.15

Comentários

Mensagens populares