REPUBLICA DOMINICANA Papa afirma que não admite indiferença da Igreja dominicana com os imigrantes

REPUBLICA DOMINICANA
Papa afirma que não admite indiferença da Igreja dominicana com os imigrantes
Tumultos e violência são frequentes na fronteira do Haiti com a República Dominicana.

O Papa Francisco enviou um recado e uma demanda aos bispos da República Dominicana. Ele solicita que seja oferecida atenção pastoral e caritativa aos imigrantes haitianos no país vizinho e declara que não admite a indiferença dos pastores da Igreja. O chamado do Sumo Pontífice ocorreu por ocasião da Conferência Episcopal da República Dominicana, cujo discurso inclui, além da fraternidade com o Haiti, atenção ao matrimónio e à família, a luta contra o tráfico de drogas e a exploração de menores, a formação permanente dos sacerdotes e dos leigos, e a defesa do meio ambiente.

"Hoje, a Igreja que segue caminhando nessas queridas terras com seus filhos na busca por um futuro feliz e próspero se encontra com os grandes desafios do nosso tempo, que afetam a vida social e eclesial, e, especialmente, as famílias”, assinala o Papa.
Sobre o casamento e a família, que "atravessam uma séria crise cultural”, ele afirma que é urgente uma ampla catequização sobre o ideal cristão da comunhão conjugal e da vida familiar, que inclua uma espiritualidade da paternidade e da maternidade. Ressalta que é necessário prestar uma maior atenção pastoral ao papel dos homens como maridos e pais, bem como à responsabilidade que compartilham com suas esposas a respeito do matrimônio, da família e da educação dos filhos.
No entanto, o que merece mais destaque é a interferência que o Papa tenta fazer sobre a crise dos migrantes haitianos na República Dominicana, que vêm sofrendo uma profunda discriminação e usurpação de direitos humanos, principalmente depois da legislação do ano passado que retirou a nacionalidade dos dominicanos de ascendência haitiana. Francisco salienta que é compromisso dos sacerdotes servirem os mais frágeis e necessitados, ajudá-los a superarem a "mundana tendência para a mediocridade”.
Papa Francisco recebe o presidente dominicano, Danilo Medina,
no Vaticano.
O Papa exige uma maior atenção pastoral e de caridade aos imigrantes, sobretudo, aqueles provenientes do vizinho Haiti, que buscam melhores condições de vida em território dominicano. "Não admito a indiferença dos pastores da Igreja, é necessário seguir colaborando com as autoridades civis para alcançar soluções solidárias para os problemas daqueles que são privados de documentos ou têm seus direitos básicos negados. É inaceitável não promover iniciativas de fraternidade e paz entre ambas as nações, é importante saber integrar os imigrantes à sociedade e acolhê-los na comunidade eclesial”.
Para Francisco, a partir da íntima conexão que existe entre evangelização e promoção humana, toda ação da Igreja deve buscar e cuidar do bem dos mais desfavorecidos.  ADITAL

Comentários

Mensagens populares