GREVE NA TAP Greve dos pilotos da TAP teve impacto de 10 milhões de euros em três dias

PORTUGAL

Greve dos pilotos da TAP teve impacto de 10 milhões de euros em três dias
4/5/2015, 19:18
O Governo diz que ainda é possível evitar mais 20 milhões de prejuízos. "Mais vale tarde do que nunca", disse Sérgio Monteiro, apelando de novo ao fim da greve.
Ao quarto dia, a companhia diz que 70% dos voos foram realizados

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Autor

A greve dos pilotos da TAP teve, nos primeiros dias da paralisação, um impacto negativo de 10 milhões e 20 mil euros na empresa. As contas são de Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, que na tarde desta segunda-feira atualizou o número que avançara de manhã. Segundo o governante, os 8,4 milhões referidos inicialmente apenas diziam respeito à venda de bilhetes, enquanto o novo valor reflete todos os encargos da companhia: pagamento de hotéis e refeições a passageiros e ainda a poupança conseguida com os salários que não se pagarão aos grevistas.
No final do quarto dia de greve dos pilotos, que está a ter mais impacto no aeroporto do Porto e junto dos voos operados pela PGA, Sérgio Monteiro chamou os jornalistas ao Ministério da Economia para agradecer aos clientes e trabalhadores da TAP e para fazer mais um apelo ao Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, que convocou a greve. “A TAP não trabalha para o Governo, não trabalha para o Estado”, disse o governante, lembrando que “o motivo pelo qual a TAP opera todos os dias são os clientes.
“É importante verificar que os clientes da TAP continuam a confiar na nossa companhia aérea”, afirmou Sérgio Monteiro, que no entanto sublinhou que “a confiança dos clientes na TAP se está a ressentir” devido à greve e que “bastou que houvesse o anúncio da greve para que a quota de mercado da TAP no aeroporto de Lisboa tenha caído para o nível mais baixo de sempre”.
Por esse motivo, para que a relação entre a TAP e os clientes não se ressinta ainda mais, o secretário de Estado dos Transportes afirmou que “é importante que a direção sindical oiça os apelos do país” e ponha fim à greve, que ainda está prevista para mais seis dias. “Ainda estamos a tempo de evitar 20 milhões de euros” de prejuízos, disse, para depois afirmar que a realização de cerca de 70% dos voos até agora não o surpreendeu. “Já esperávamos esta atitude de enorme elevação” dos pilotos que apareceram para trabalhar.



Comentários

Mensagens populares