NEPAL Cáritas Portuguesa envia apoio de emergência

NEPAL
Cáritas Portuguesa envia apoio de emergência
 
(Lusa)
Lisboa, 30 abr 2015 (Ecclesia) - A Cáritas Portuguesa enviou um donativo inicial de 50 mil euros para a sua congénere do Nepal para associar-se à “resposta de emergência” após o sismo de sábado no país asiático, que provocou MAIS DE 7200 mortos.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica precisa que o programa de emergência inicial da ‘Caritas Internationalis’ está orçamentado em 3 milhões de euros e conta já com o contributo de mais de 30 países.
A Cáritas Portuguesa apela aos portugueses que queiram contribuir para esta resposta que façam o seu donativo para a conta ‘Cáritas Portuguesa Emergências Internacionais’, da Caixa Geral de Depósitos (NIB 0035 0697 0028 1803 6322 6).
Os sobreviventes no Nepal enfrentam a falta de alimentos, medicamentos e água potável.
Segundo a ONU, 70 mil casas ficaram destruídas e 530 mil foram danificadas em 39 dos 75 distritos do país.
A rede Cáritas no mundo, através da Cáritas do Nepal, começou “a providenciar abrigo e ajuda aos sobreviventes que se encontram sem qualquer apoio e, em muitos casos, sem abrigo”.
Nesse sentido, foi enviada uma equipa da ‘Caritas Internationalis’ para efectuar o levantamento das necessidades, “destacando-se, desde logo, como prioridade, a disponibilização de abrigo, alimentação, água, saneamento, cuidados médicos e uma atenção particular aos mais vulneráveis”.
O Papa Francisco enviou um “primeiro contributo” de 100 mil dólares (cerca de 92 mil euros) para as populações afectadas pelo sismo, através do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’.
O terramoto, de magnitude 7,8 na escala de Richter, foi sentido noutros países, como a Índia, China, Bangladesh e Paquistão. OC | AE

Comentários

Mensagens populares