NIGÉRIA Violência mortal atinge a Nigéria , promessa esmagar os islamitas do Boko Haram

NIGÉRIA
Violência mortal atinge a Nigéria , promessa esmagar os islamitas do Boko Haram
A nordeste da cidade de Nigéria de Maiduguri foi atingido com bombas e granadas ataques ao primeiro dia do mandato do Presidente Muhammadu Buhari no escritório. O general ex-exército prometeu esmagar os insurgentes islamita Boko Haram.
Os ataques em Maiduguri começou com granadas propelidas por foguetes que mataram pelo menos 13 pessoas e feriram várias outras no sábado. Várias casas foram destruídas em um subúrbio de cerca de 20 quilómetros (12 milhas) a oeste do centro da cidade. Um oficial de inteligência disse que Boko Haram disparou granadas.
Mais tarde, um homem foi visto empurrando um carrinho de mão perto de uma mesquita na cidade.Ele estava fingindo ser um comerciante itinerante do mercado nas proximidades caminhando para a mesquita para participar em orações da tarde, de acordo com testemunhas e policiais.
O homem, em seguida, explodiu um dispositivo, matando a si mesmo e os outros 26 perto da mesquita Alhaji Haruna ao lado da área de Mercado de segunda-feira Maiduguri. Outros 28 pessoas ficaram feridas.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade, mas o mercado de segunda-feira foi atingida por vários ataques suicidas atribuídos a Boko Haram .
Maiduguri é a capital ea maior cidade do estado de Borno, no nordeste da Nigéria, onde o grupo terrorista Boko Haram começou e lançou vários ataques ao longo dos últimos seis anos. Estima-se que 13.000 pessoas foram mortas durante esse período, e a população da cidade de 2 milhões foi aumentada pelo centenas de milhares de refugiados que se refugiaram lá depois de fugir de suas casas.
Nova estratégia do governo
Uma ofensiva lançada em fevereiro pela Nigéria - com o apoio do vizinho Camarões, Chade e Níger - tem impulsionado os combatentes do Boko Haram fora de um número de cidades que controlavam no nordeste ao Sambisa Forest. Mas eles se mudou de volta para a região .
Na sua tomada de posse na sexta-feira, o presidente Muhammadu Buhari disse que iria mudar a sede para a ofensiva contra a Boko Haram de Abuja, capital da Nigéria, para Maiduguri. A cidade seria reforçada com um novo centro de comando e controle para melhorar o esforço de contra-insurgência.
Vítimas do conflito, especialmente no nordeste, votou esmagadoramente para Buhari nas eleições de março, em parte porque o ex-geral do exército e ditador era visto como uma forte comandante-em-chefe.
jm / jr (AFP, AP)

10/03 12:12 C
Prossegue a ofensiva no nordeste da Nigéria contra os radicais do Boko Haram.
As forças governamentais garantem ter recuperado uma grande parte do território conquistado pelo grupo que, recentemente, jurou fidelidade aos extremistas do Estado Islâmico.
A ofensiva lançada este fim de semana pela Nigéria e pelo Chade começa a dar frutos
“Recuperamos uma grande parte do território. Madagali, no estado de Adamawa é para já a exceção. Mas esperamos alterar isso dentro em breve para repor a normalidade” refere o comandante nigeriano, Asuqoueka.
Cerca de 300 militantes do Boko Haram e 30 militares terão sido mortos durante os combates para recuperar as cidades de Malam Fatouri et Damasak. A ofensiva contou com o apoio de soldados dos Camarões e do Níger que se mantiveram junto às fronteiras para impedir que militantes do grupo terrorista escapassem.

A força multinacional de combate ao Boko Haram no terreno conta com o apoio dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Europeia.

Comentários

Mensagens populares