VATICANO Papa faz apelo pela paz no Burundi


VATICANO
Papa faz apelo pela paz no Burundi
2015-05-17 Rádio Vaticana





"Quero convidar a rezar pelo caro povo do Burundi, que está vivendo um momento delicado: o Senhor ajude todos a evitar a violência e agir com responsabilidade para o bem do país". Este foi o apelo feito pelo Papa no domingo (17/05), após celebrar a missa de canonização de quatro novas santas na Praça São Pedro.
Tentativa de golpe
Diante da instabilidade política após a tentativa de golpe militar no Burundi para destituir o presidente Jean-Pierre Nkurunziza, cuja intenção era concorrer a um terceiro mandato consecutivo, milhares de pessoas já começam a abandonar o país africano da região dos Grandes Lagos. De acordo com a Agência da ONU para os refugiados, o Acnur, mais de 105 mil pessoas já fugiram do Burundi em direção à Tanzânia, à República Democrática do Congo (RDC) e à República Ruandesa.

A vizinha Tanzânia recebeu mais de 70 mil refugiados, Ruanda mais de 26 mil e quase 10 mil chegaram à província de Kivu do Sul, na RDC. Autoridades tanzanianas disseram que mais de 50 mil burundineses estão vivendo de maneira precária às margens do Lago Tanganyika. Talvez mais do que 50 mil, reiterou o porta-voz do Acnur, Karin de Gruijl, em Genebra. RB| RV

Comentários

Mensagens populares