VATICANO Problemas de e com Francisco

VATICANO
Problemas de e com Francisco
por ANSELMO BORGES09 maio 2015 in DN (resumo de A. SOARES)

Evidentemente, em Outubro próximo, com o Sínodo sobre a Família, Francisco fica debaixo de fogo, embora, como já afirmou, seja ele que, depois de ouvir a todos, terá a última palavra. Mas, por exemplo, o cardeal da Cúria, Robert Sarah, acaba de publicar o livro Dieu ou rien. Nele, pode ler-se: "Dar acesso à comunhão eucarística aos divorciados que voltaram a casar-se significa claramente, passando por cima da Palavra de Deus, a negação da indissolubilidade do matrimónio sacramental." "Como pode entender-se que pastores católicos submetam a voto a doutrina, a lei de Deus e o ensinamento da Igreja sobre a homossexualidade, o divórcio e o segundo casamento, como se a Palavra de Deus e o magistério tivessem de ser autenticados, aprovados pelo voto da maioria?" Agora, é revelado que mais de 225 mil pessoas, entre elas quatro cardeais, com Raymond Leo Burke à frente, e 22 bispos, assinaram uma petição contra a possibilidade de a Igreja integrar melhor os divorciados recasados e os homossexuais.
"A chegada à Sé de Pedro de um teólogo como Bento XVI é sem dúvida uma excepção. João XXIII não era teólogo de profissão. O Papa Francisco é também mais pastoral e a Congregação para a Doutrina da Fé tem como uma das suas missões promover a estruturação teológica de um pontificado". Estas palavras, que não poderão deixar de ser consideradas ofensivas para Francisco, são do cardeal Gerhard Ludwig Müller, prefeito dessa Congregação, que, numa conferência, disse que quer "precisar", "explicitar" textos de Francisco, para serem "compreendidos correctamente".

Há pouco, Francisco pediu numa paróquia: "Rezai por mim, que estou já um pouco velho e doente, embora não demasiado." Neste cenário, o cardeal Walter Kasper mostra-se inquieto e pergunta: "Será o pontificado de Francisco apenas um breve interlúdio na história da Igreja?" Felizmente, o papa emérito continua indefectível com Francisco, disse o irmão, Georg Ratzinger.

Comentários

Mensagens populares