RD CONGO Mais de uma centena de mulheres vítimas de estupro no ataque em Kikamba

RD CONGO
Mais de uma centena de mulheres vítimas de estupro no ataque em Kikamba

(MSF)  RDC - Kilamba

ONG Médicos Sem Fronteiras na região de Shabunda, leste da RepúblicaDemocrática do Congo têm fornecido assistência médica para 127 mulheres que relataram ter sido vítimas de abuso sexual após um ataque por dezenas de homens armados na cidade de Kikamba. MSF ofereceu assistência médica às vítimas de violência sexual e um conjunto de procedimentos foram implementados para monitorar as vítimas e garantir que sua privacidade seja respeitada. Isto é o que lemos em um comunicado da ONG enviado à Agência Fides. Há também foi saques durante o incidente. 
"Na noite de 01 de maio cerca de 60 homens armados atacaram a aldeia, de acordo com relatos da equipe de MSF por habitantes Kikamba. Os atacantes saquearam casas, homens agrediram e violentaram um grande número de mulheres nas primeiras horas da manhã que se seguiram. Eles também realizada em torno de 30 crianças para algumas horas e os usou para transportar bens roubados durante a fuga, depois libertá-los ", informa a ONG. Embora uma grande parte da população tem procurado refúgio na floresta temendo a ação dos atacantes armados, muitas vítimas visitaram o centro médico depois de ouvir sobre a chegada da equipe de MSF. Várias mulheres do grupo relatou ter sido estuprada por agressores. Nos dias que se seguiram, mais de cem mulheres vieram para a frente, afirmando que eles também têm sido vítimas de agressão sexual. Vítimas de estupro na faixa etária 14-70 anos de idade. 
"Esta não é a norma: como vítimas geralmente não relatam este tipo de agressão por medo de retaliação por parte de grupos armados ou rejeição na sua própria comunidade", disse em um comunicado o chefe de missão de MSF em Kivu do Sul. 
MSF começou a oferecer assistência no centro de saúde Kikamba em 2010 devido ao influxo em larga escala de pessoas deslocadas na área, permanecendo lá para garantir o acesso aos cuidados de saúde básicos para os habitantes. 
Na região de Shabunda, MSF trabalha com hospitais gerais localizados em Shabunda e Matili, oferecendo assistência aos seis centros de saúde. No ano passado, MSF realizaram mais de 150 mil consultas, 260 para agravos resultantes da violência sexual.




Comentários

Mensagens populares