LUSOFONIA Bispos católicos alertam para situações de instabilidade social e política

LUSOFONIA
Bispos católicos alertam para situações de instabilidade social e política

Os representantes dos episcopados católicos de sete países lusófonos - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe - alertaram para as várias situações de instabilidade social e política nos seus territórios, no final de um encontro de cinco dias que decorreu na cidade de Aparecida, no Brasil.
Os participantes no 12.º encontro de Bispos Lusófonos manifestam “preocupação pela instável situação social, política e económica em quase todos os países, com consequências na vida dos cidadãos, famílias e instituições”.
O comunicado final do evento sublinha a necessidade de “diálogo com as instâncias políticas e governamentais”, procurando defender “os valores essenciais ligados à vida humana e ao bem comum, à democracia e aos direitos humanos”.
No texto, os bispos lusófonos condenam “as situações de corrupção, de exploração dos mais pobres, do tráfico de seres humanos”. E apelam à “cooperação, intercolaboração e solidariedade” entre as Igrejas dos países lusófonos, tendo em vista a “busca comum da paz e da tolerância, da segurança e do bem-estar”.
O comunicado termina com a evocação de “relevantes acontecimentos jubilares” que vão decorrer em 2017: a celebração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil; o Centenário das Aparições em Fátima; a comemoração de 150 anos de presença dos Missionários Espiritanos em Angola e Portugal; a celebração dos 40 anos da Diocese de Bissau, com a realização do seu primeiro sínodo diocesano.

O 13.º Encontro de Bispos dos Países Lusófonos vai decorrer na Praia, Cabo Verde, de 27 a 29 de abril de 2018.

Comentários

Mensagens populares