VATICANO COMUNICAÇÕES Notícias falsas e jornalismo de paz’: tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018

VATICANO
COMUNICAÇÕES Notícias falsas e jornalismo de paz’: tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018
O Día foi estabelecido pelo Concílio Vaticano II, em 2018 será em 13 de maio
PAPA FRANCISCO
Antenas (Wiki Commons Cc- Diego Delso)
O tema escolhido pelo Santo Padre para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018, são as notícias falsas e jornalismo de paz, tem divulgado no dia 29 Set. 2017, no Vaticano.
«A verdade vos tornará livres (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz» é a proposta completa que Francisco faz.
As “notícias falsas” ou “fake news”, são informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, uma distorção muitas vezes instrumental dos fatos, com possíveis repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos.
“Num contexto em que as empresas de referência da social web e o mundo das instituições e da política começaram a enfrentar este fenómeno, também a Igreja quer oferecer um contributo, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos media”, e assim auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais –único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II (“Inter Mirifica”, 1963)– é celebrado em muitos países, por recomendação dos bispos, no Domingo sucessivo à Solenidade de Pentecostes (em 2018, será em 13 de maio).

O texto da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é tradicionalmente no dia em que a Igreja recorda a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro).   ZENIT

Comentários

Mensagens populares