PORTUGAL Igreja/Media: D. João Lavrador pede cultura «verdadeiramente humana» face ao ceticismo e relativismo

PORTUGAL 
Igreja/Media: D. João Lavrador pede cultura «verdadeiramente humana» face ao ceticismo e relativismo
 
Foto: Agência ECCLESIA/OC
Diocese de Angra promove Jornadas sobre 
«construção da verdade» num mundo globalizado




O responsável falava nas Lajes do Pico, Açores, realçando a importância deste espaço de reflexão sobre um tema “tão importante” na vida da sociedade e deixou votos de que a Comunicação Social esteja ao “serviço do Bem Comum”.
D. João Lavrador citou intervenções dos últimos Papas para alertar para as consequências de um pensamento dominado pelo “ceticismo” e o “relativismo”, recordando, em particular, a necessidade de “imprimir valores”.
O bispo da Diocese de Angra advertiu para a propagação de “modelos de desenvolvimento” que aumentam o “desnível tecnológico” entre países pobres e ricos, contestando ainda a ideia de reduzir tudo a “mera opinião”.
A intervenção deixou uma saudação aos jornalistas e a todos os que estão “interligados” na realidade das Comunicações Sociais, aos responsáveis do Serviço Diocesano da Comunicação Social e às autoridades civis presentes.
As jornadas de comunicação social reúnem jornalistas e académicos, tendo a conferência inaugural sido proferida por Rolando Lalanda Gonçalves, sociólogo e investigador na área dos media, professor da Universidade dos Açores
Do programa constam mesas-redondas onde marcam presença jornalistas de meios de informação generalista e da Igreja Católica, como o chefe de redação da Agência Ecclesia, Octávio Carmo, e o diretor de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, padre Nuno do Rosário Fernandes.
As III Jornadas Diocesanas de Comunicação Social de Angra são organizadas pelo Serviço da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja com a Ouvidoria do Pico e o Jornal centenário ‘O Dever’, da Paróquia das Lajes.
O tema ‘A construção da verdade num mundo global’ tem como base a mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais ‘Não tenhas medo, que Eu estou contigo. Comunicar esperança e confiança no nosso tempo’. OC|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares