PORTUGAL Igreja: Padres missionários em Portugal

0772/1100
PORTUGAL
Igreja: Padres missionários em Portugal
 20 de Outubro de 2017, às 16:59
Foto: Lusa
Semanário digital ECCLESIA apresenta várias
 histórias de Missão

A Igreja Católica está a viver o mês missionário e Portugal não é só ponto de partida de sacerdotes, religiosos e leigos para a missão mas também país que recebes sacerdotes como os que a Agência ECCLESIA foi ouvir.
O padre Jan Pietrus trocou há alguns anos o polaco pelo português e está há um ano na Paróquia de Carcavelos, no Patriarcado de Lisboa.
Depois de 13 anos no Brasil, seis à frente de Odivelas e dois anos a estudar em Itália o sacerdote revela que hoje sente-se estrangeiro em Varsóvia, a sua terra natal de partiu um ano após a sua ordenação (1991) enquanto padre palotino.
Em Carcavelos o sacerdote polaco é conhecido como padre João Pedro.
Já o sacerdote indiano Samuel Pulickal a primeira vez que ouviu falar de Portugal foi nos livros de história em Cochim, onde nasceu.
Ainda seminarista foi desafiado a estudar em Portugal, a terra de onde navegou Vasco da Gama há 5 séculos, dando cumprimento a um desejo do anterior cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e do seu bispo, em Cochim.
A Agência ECCLESIA entrevistou também o padre Miguel Hernandez que está em Portugal há 20 anos e é onde já se sente em casa que se descobriu enquanto sacerdote porque um mês depois da sua ordenação já estava por Lisboa.
Aos 45 anos integra a comunidade dos Agostinhos que no Patriarcado de Lisboa são responsáveis pelas Paróquias de Santa Iria da Azoia e São Domingos de Rana.
Da cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, até ao bairro da Cova da Moura, na periferia de Lisboa, o padre Christopher James Hogg passou pelos morros brasileiros onde viveu durante 16 anos.
Segundo o missionário Redentorista o importante na vida “é subir” o bairro da Cova da Moura, sentar em casa da dona Maria e beber o seu café ou provar a cachupa da dona Iolanda, uma das formas de levar o Evangelho a todos
O dossier da mais recente edição do Semanário ECCLESIA é dedicado às missões e apresenta várias histórias como a dos padres missionários em Portugal.

O mês missionário de outubro vai estar também em destaque este domingo no programa ‘70x7’, a partir das 13h30, na RTP2. LS/LFS/CB/Ecclesia

Comentários

Mensagens populares