FÁTIMA Igreja: É preciso dar um «novo paradigma» à missão por ECCLESIA

FÁTIMA
Igreja: É preciso dar um «novo paradigma» à missão por ECCLESIA
Legenda: Os participantes no curso de Missiologia 2017
foto Curso de missiologia

Os Institutos Missionários ‘Ad Gentes’ e as Obras Missionárias Pontifícias promoveram entre os dias 21 a 26 de agosto, um curso sobre missiologia para alavancar o trabalho feito nesta área, em Portugal e no exterior.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Adelino Ascenso, Superior Geral dos Missionários da Boa Nova e coordenador do referido curso, destacou esta fase como a preparação das pessoas para “aquilo que é o núcleo missionário, para depois ganharem força, energia, até no contacto com outras
pessoas, missionárias ou não, para partirem”.
Isto porque a fase seguinte já depende mais daquilo que os missionários vão encontrar, a aprendizagem do que é “a cultura local” e a vivência dos povos para onde vão ser enviados. No caso do sacerdote, que teve oportunidade de fazer missão no Japão, a partir de 1998, um dos primeiros passos foi aprender a língua. “Se nós não falarmos japonês não podemos fazer absolutamente nada no Japão. Tem que haver este diálogo com a cultura japonesa”, salientou o missionário da Boa Nova.
Nesse sentido, foram mais de dois anos de aprendizagem da língua, “de segunda a sexta, quatro horas por dia, com muito trabalho para casa”.
“Depois, cada pessoa tem o seu ritmo, a sua forma de ser”, destaca o padre Adelino Ascenso, para quem o principal é que “aprender” e “escutar” a todos os níveis, “não despejar o que se leva”. “Se não houver integração, nós seremos sempre um corpo estranho. A inculturação tem que sempre existir, sem perdermos os nossos valores, a nossa identidade”, alertou.
Esta importância da inculturação está presente no curso em causa, por exemplo no tema do diálogo inter-religioso, um dos destaques dos trabalhosque decorreram nas instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima.
“O diálogo inter-religioso é um tema incontornável e diria que hoje em dia, mais do que diálogo inter-religioso, o diálogo intercultural”, acrescentou o sacerdote, uma vez que há culturas, como
a japonesa, em que “as conceções de Deus, de pecado, de morte”, por exemplo, “são completamente diferentes das nossas”.
Depois, a consciência da importância do “silêncio” e de atos “concretos”, porque “as pessoas estão saturadas de palavras”, é necessário hoje um “novo paradigma” de missão que este curso procurará ajudar a consolidar.
“A palavra é imprescindível, mas uma coisa é a Palavra, outra coisa são as palavras em que transformamos essa Palavra muitas vezes”, alertou o padre Adelino Ascenso.
O curso de missiologia destina-se sobretudo a missionários que queiram reavivar os conteúdos teóricos necessários ao seu trabalho, nos locais onde estejam de serviço, a jovens que se estão a preparar para a missão, a sacerdotes diocesanos que pretendam dinamizar a missão nas suas comunidades, e a membros da vida consagrada empenhados nesta área. Na edição deste ano, os formadores do Curso de Missiologia foram  bispo de Lamego, D. António Couto; também o historiador José Eduardo Franco; a professora Teresa Messias, especialista em Teologia Espiritual; e o padre José Nunes. in "VM" outubro 2017


Comentários

Mensagens populares