VATICANO Papa desafia sociedade a enfrentar questão da morte

VATICANO
Papa desafia sociedade a enfrentar questão da morte
 
Francisco dedica catequese à esperança na ressurreição

Cidade do Vaticano, 18 out 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a sociedade deve assumir a questão da morte, com um “são realismo” que evita o “delírio da omnipotência”, numa catequese dedicada à esperança na ressurreição.



“Quando a morte chega, para aqueles que nos rodeiam ou para nós mesmos, encontramo-nos impreparados, desprovidos de um ‘alfabeto’ adequado para esboçar palavras de sentido em torno do seu mistério, que ainda permanece”, referiu, no início da audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
Perante milhares de pessoas, o Papa falou da morte como uma “cicatriz” que deturpa o “desígnio de amor de Deus” e que Jesus veio “curar”, com a ressurreição.
“Só a fé pode mudar a vida terrena de um fim absurdo para um início glorioso para a vida eterna”, defendeu o pontífice.
“Nós, que estamos aqui, na Praça, acreditamos nisto?”, questionou.
Francisco citou a Bíblia para falar da vida como “um sopro” disse que a morte “põe a nu” a forma como cada um vive.
“Convido cada um a fechar os olhos, a pensar no momento da nossa morte, que cada um pense na sua própria morte e se imagine naquele momento, que vai acontecer, em que Jesus nos pegará na mão e nos dirá: ‘Vem, vem comigo, levanta-te’”, disse, de improviso, num momento visivelmente emotivo.
"Ali acabará a esperança e estará a realidade, a realidade da vida. Pensem bem: o próprio Jesus virá ter com cada um de nós e vai pegar-nos pela mão, com a sua ternura, a sua mansidão, o seu amor", prosseguiu.
O Papa lamentou que a civilização moderna procure esconder a questão da morte e afirmou que, para os cristãos, esta é “uma porta que se escancara” para a luz de Deus.
“Para todos nós, será uma graça, quando esta luz nos iluminar”, concluiu.
No final da audiência, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, convidando todos a “permanecer fiéis a Cristo Jesus, como os Protomártires do Brasil”, canonizados no último domingo.
“Que o Espírito Santo vos ilumine para poderdes levar a Bênção de Deus a todos os homens. A Virgem Mãe vele sobre o vosso caminho e vos proteja”, acrescentou.
Francisco cumprimentou ainda os peregrinos polacos, que assinalam hoje a festa do padroeiro dos profissionais da saúde.
“Recordai na oração todos os que tomam conta das pessoas doentes com dedicação e espírito de sacrifício”, pediu. OC|ecclesia

Comentários

Mensagens populares