VATICANO Audiência: “A esperança cristã nos leva sonhar com um mundo melhor”

VATICANO
  Audiência: “A esperança cristã nos leva sonhar com um mundo melhor”
O Papa indica que a monotonia o tédio e a melancolia causam uma erosão interna que nos deixa vazios
PAPA FRANCISCO
Audiência 27 Set 2017. O Papa Na Praça Comprimenta Os Peregrinos

O Papa Francisco nesta quarta-feira - 27 de Set 2017 -  fez a audiência na praça de São Pedro, onde chegou com o jeep aberto, e ao passar pelos corredores cumprimentou a muitos dos cerca de trinta mil fieis, antes de iniciar a catequese sobre a Esperança cristã.
“A esperança, virtude que move o coração a buscar um futuro melhor, mesmo em meio às amarguras presentes da vida, pode se deparar com alguns obstáculos”, disse. E precisou que “o primeiro inimigo da esperança é a ilusão da saciedade, de achar que já se possui tudo, que não é necessário desejar mais coisa alguma”.
“Ao contrário -indicou o Sucessor de Pedro- a esperança é a virtude dos humildes, daqueles que não se contentam com as garantias alcançadas, mas estão sempre buscando um bem mais precioso, capaz de mudar este mundo. Por isso, o pior obstáculo para a esperança é o coração vazio”.
O papa Francisco reconheceu que “trata-se de um perigo que nos ameaça a todos, mesmo aos cristãos” e que “os antigos monges alertavam para a tentação da acídia, ou seja, de nos deixarmos levar pela monotonia, tédio e a melancolia, que causam uma erosão interna que nos deixa vazios”.
Por isso assegurou “devemos combater essas tentações, na certeza de que Deus nos criou para a felicidade; para isso invoquemos o nome de Jesus, que venceu o mundo e é capaz de vencer em nós tudo aquilo que se opõem ao bem”. E concluiu: “Ele não deixará que nos roubem a esperança”.

“Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular os fiéis de Arruda dos Vinhos e Sobral e os diversos grupos do Brasil. Queridos amigos, a esperança cristã nos leva a olhar para o futuro como homens e mulheres que não se cansam de sonhar com um mundo melhor. Que Maria, causa da nossa esperança, vos guie nesse caminho”.ZENIT

Comentários

Mensagens populares