IRLANDA De estrela de futebol a padre dominicano

IRLANDA
De estrela de futebol a padre dominicano
Por LUIS DUFAUR*.
Philip Mulryne nasceu em Belfast, Irlanda. Quando tinha 14 anos passou da equipe de futebol de sua paróquia San Oliver Plunkett para o Manchester United, da Inglaterra, o clube mais cotado no mundo. Jogou na equipe inglesa com estrelas como David Beckham e Ryan Giggs, ganhava ordenados  até 700.000 dólares por ano, exibia-se com modelos e integrou a selecção da Irlanda do Norte em 27 jogos internacionais até se retirar em 2008.
O fim de sua carreira desportiva foi marcado por escândalos por evasão de impostos e uma expulsão disciplinar da selecção nacional. Mas em 2009 a conduta de Mulryne mudou 180 graus, narrou “La Nación”. Ele começou a estudar para sacerdote da Igreja Católica no Seminário diocesano de Saint Malachy, na cidade de Belfast.
Fez Filosofia na universidade de Queens e Teologia na Universidade Gregoriana de Roma. Em 2012 ingressou na Ordem dos Pregadores, a Ordem Dominicana.
Em 2016 abandonou o que tinha e preparou-se para assumir o voto de pobreza dos religiosos.
Em julho de 2017 foi ordenado pelo arcebispo Mons. Joseph Augustine Di Noia O.P., ex-vicepresidente da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, tornando-se sacerdote católico e frade dominicano.
Na História da Igreja há muitos exemplos análogos de almas aparentemente perdidas que a graça tocou no fundo do coração e as transformou, por vezes, em grandes santos.
O caso de Philip nos patenteia que, apesar das desanimadoras aparências  veiculadas pela crise pós-conciliar, a acção do Espírito Santo não abandona a Igreja e encaminha as almas sinceramente arrependidas por vias inesperadas sempre para o mais alto.

*Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs
in VOZ DA MISSÃO out 2017

Comentários

Mensagens populares