Cristo Rei NUM TRONO DE LUZ

Cristo Rei
NUM TRONO DE LUZ
CRISTO REI ANO B


Os condicionalismos sociais e históricos vieram opor-se aos que pensavam celebrar Cristo Rei numa ordem temporal.  Aliás Jesus disse: Eu sou Rei mas “não daqui”. A Igreja liberta-se de compromissos terrenos e evangeliza defendendo os fracos. “A riqueza da Igreja são os pobres”, repete o papa Francisco. A realeza de Cristo reflete-se  não no esplendor e poder social, mas na vivência da justiça e da caridade.
Opus Dei

1ª leitura -  Daniel 7, 13-14
Rei num trono de Luz
Daniel apresenta o Messias como rei, sacerdote e profeta. O reino de Deus chegará um dia com a libertação do seu povo, tirando-o deste exílio do tempo em que agora vivemos. Seu Reino é eterno e Ele é “rei num trono de Luz”.
Com seu sacrifício na Cruz Ele redime e salva todos os escravos do mal, do pecado e abre o caminho da Vida, da Ressurreição, da Luz que ilumina todo o homem que O aceita como Salvador. “É Caminho, Verdade e Vida”. Aceitemos a misericórdia do perdão que Ele nos oferece. Sigamos Suas palavras de amor, de bondade, de fraternidade, de compaixão, de perdão,… Num mundo novo libertado das guerras, do ódio, das vinganças, da destruição da natureza, da opressão, da escravidão,…”todos os povos o hão-de servir”.

2ª leitura -  Apocalipse 1, 5-8
Num mundo onde há perseguição
“Aquele que ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado virá entre as nuvens” e “todos O verão: bons e maus.” “Estes “lamentar-se-ão”. Diocleciano foi um dos maiores perseguidores da Igreja, e por isso S. João procura incutir otimismo e confiança para não nos deixarmos confundir no meio do sofrimento. Hoje temos 215 milhões de cristãos a serem perseguidos… em todo o mundo. Praticam-se barbaridades… O homem esqueceu-se da sua dignidade e da dos outros…

Evangelho – João 18, 33b-37
Meu reino “não é daqui”
A Pilatos Jesus responde: “Sou Rei” mas “meu reino não é deste mundo”, “…não é daqui”. Vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. No reino de Deus todos os homens de boa vontade têm lugar. Ama a todos. Veio na humildade e  pobreza dum “Presépio”. Tantas vezes o triunfalismo da Igreja é a negação do mistério do Nascimento e da Cruz. Há “carreirismo”, luxo, “clericalismo”,  “o domínio do consumismo”, “a procura da riqueza”, triunfalismo,… Papa Francisco quer uma Igreja como a fundou Jesus de Nazaré: simples, “irmãos”, “próximos de todos”, socorrendo os mais frágeis na sociedade. Um Igreja que seja LUZ para cada um e resplandeça para todos. Um reino de verdade e de vida, de santidade e de graça, de justiça de amor e de paz.
UM REINO DE LUZ

Comentários

Mensagens populares