MULHERES (UCP) Faculdade de Teologia da Universidade Católica tem nova diretora


MULHERES (UCP)
Faculdade de Teologia da Universidade Católica tem nova diretora
Professora da Universidade Católica, especialista em História da Igreja, é a primeira mulher a assumir o cargo
Por   Agência Ecclesia  20.n
Ana Jorge é a nova diretora da Faculdade de Teologia

Ana Jorge é a nova diretora da Faculdade de Teologia

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou hoje em comunicado que a professora Ana Maria Jorge foi nomeada diretora da Faculdade de Teologia (FT), sendo a primeira mulher e leiga a assumir este cargo.
A nomeação foi feita “por decreto da Congregação para a Educação Católica, datado de 26 de outubro de 2018”,
A nova responsável tinha sido designada diretora interina da Faculdade de Teologia, na sequência da nomeação de D. José Tolentino Mendonça, anterior diretor, como bibliotecário e arquivista da Santa Sé.
Ana Maria Jorge é doutora em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, com a tese “O Episcopado da Lusitânia durante a Antiguidade tardia”; tem equivalência ao grau de doutor em Letras (História Medieval) e é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo académica Correspondente da Academia Portuguesa da História, membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.A nova diretor da FT leciona na área de História da Igreja, História do Cristianismo e, ainda, metodologia; é coordenadora do Mestrado em Estudos da Religião e já dirigiu o Centro de Estudos de História Religiosa da UCP e a revista ‘Lusitania Sacra’ (2007 a 2010).
A abertura da Faculdade de Teologia ocorreu há 50 anos, a 4 de novembro de 1968, com os ciclos Propedêutico e Geral. Além de Lisboa, está presente desde 1987 em Braga e no Porto.
O plano estratégico da instituição para 2015-2020 aposta na “qualificação e reforço do corpo docente”, “reestruturação da investigação em Teologia e Ciências de Religião”, criação do Instituto de Estudos de Religião, colaboração com as diversas Instituições da Igreja a nível nacional e internacional, cooperação com as Igrejas dos PALOP e “formação ao longo da vida”.
No arranque das celebrações do 50.º aniversário da FT, em Braga, Ana Jorge disse à Agência ECCLESIA que a internacionalização do ensino, ao nível da mobilidade dos docentes e dos alunos, tem “uma pertinência nova”.
“O presente é de grandes desafios”, assinalou.
Para a responsável, é necessário diversificar o desafio da a internacionalização ao nível da Europa, “alargá-lo a nível mundial e conseguir que, a nível dos alunos, possa ser mais efetivo”.
Ana Jorge lembrou que um grupo significativo dos alunos da FT estão ligados a seminários e “é difícil” propor a realização de uma parte do curso noutra escola de Teologia, de outro país.
A diretora valorizou a história dos 50 anos da FT, sublinhando que esta história representa “um acumulado de experiência que permite dizer que hoje a Faculdade está, nos três centros (Lisboa, Porto e Braga), com um amplo número de alunos”.
“Já formou gerações ao longo destes 50 anos e hoje tem pela frente um futuro que esperamos que seja muito longo. Mas o presente é de grandes desafios”, acrescentou.

Comentários

Mensagens populares