LITURGIA/Verbum Dei I Domingo I Advento – Ano C (Tópicos leituras dominicais)


LITURGIA/Verbum Dei/Palavra de Deus
Domingo I Advento  – Ano C (Tópicos leituras dominicais)
ERGUEI-VOS E LEVANTAI A CABEÇA
O Advento é para os profetas um tempo de espera de um Salvador. Com Seu nascimento surge uma vida nova para a humanidade. A Igreja hoje vive a vinda de Cristo. Mas o Senhor vem cada dia, na medida em pelos cristãos se torna persente na história dos homens em caminhos de unidade, de amor fraterno, de felicidade, de paz e de harmonia.
Vivamos o mistério do Nascimento de Jesus, e na conversão e no acolhimento do Senhor que vem para nós e para toda a humanidade, para fazer nova toda a criatura.

1ª leitura Jeremias 33, 14-16
O Senhor é a nossa justiça e segurança
Deus envia o seu Ungido, o Messias que salvará do pecado o homem, o mundo e a história. Cumpre-se a promessa: o Salvador será “um rebento de justiça” que “exercerá o direito e a justiça na terra” e “viver-se-á em segurança”.
Passaram 2 mil anos e tentamos construir um mundo em que haja direito, justiça e segurança.
Lancemos um olhar sobre o mundo: um fosso entre ricos e pobres, uns no luxo outros no lixo, menos ricos mas cada vez mais ricos, e mais pobres cada vez mais pobres (mas os bens são de todos), prende-se um pobre que rouba uma lata de sardinha num supermercado porque tem fome e absolve-se um “gabirú” que rouba milhões, milhões a morrer à fome e outros em lautos banquetes (com o dinheiro dos pobres),salários mínimos de miséria,…quanto à segurança: rouba-se, mata-se, tortura-se, exploram-se idosos abandonados nos Lares, há violência doméstica, há massacres humanos, há perseguições a minorias étnicas, aos cristãos (aumentando… aldeias queimadas (Boko Haram), terrorismo por toda a parte, tráfico de pessoas humanas, crianças raptadas,… Onde está a segurança?
Mas «erguei-vos e levantai a cabeça» contra toda a maldade. O Senhor é o nosso refúgio.

2ª leitura 1 Tessalonicenses 3, 12 - 4,2
Crescei e abundai em caridade
Paulo anima os Tessalonicenses a progredirem na vida cristã: robustecidos na fé, firmes na caridade mesmo  para com os perseguidores, na esperança da vinda do Senhor. “Crescei e abundai em caridade” para com todos “Progredi” numa “santidade irrepreensível”.
Os homens esqueceram Deus: puseram-no de parte. Julgam que incomoda, preferem seguir seus instintos, “indiferença religiosa”, igrejas vazias, jovens “nem sim nem sopas”, conflitos e guerras entre nações… “Erguei-vos e levantai a cabeça”. O Senhor é Rei humilde mas vitorioso… “Não tenhais medo”… «Erguei-vos e levantai a cabeça»

Evangelho Lucas 21, 25-28, 34-36
O Reino de Deus “cá e lá”
O Advento projeta-nos para a segunda vinda do Senhor. O Reino de Deus constrói-se na pobreza (Presépio), na humildade, os sem-abrigo, os abandonados da sociedade,… (como fala e faz o Papa Francisco). Este é tempo de angústia, de ansiedade, de sofrimento, de terror, de devassidão, de embriaguez de consumismo,… mas estes tempos terminarão.
O “Dia do Senhor” será uma vinda gloriosa. Há que buscar força oração na preparação Reino. Advento tempo de oração… “Vigiai e orai em todo o tempo”. E “contagiai” os outros, uma Igreja “sempre em missão”, dando testemunho do Mestre… Cruz e Ressurreição… «Erguei-vos e levantai a cabeça»… Selmis

Comentários

Mensagens populares