DAR E DAR-SE por P. ARTUR MATOS in BOA NOVA-dez.2018


DAR E DAR-SE por P. ARTUR MATOS
 in BOA NOVA-dez.2018
O nenúfar é uma flor improvável. Do charco, por vezes sujo e parado, surge, milagrosamente, a flor perfeita e bela.
Também, neste mundo, onde, enganosamente, parece reinar o pântano, surge por tudo o que é canto (e aqui o erro de se julgar o mundo feio e mau) o melhor do ser humano: o gostar de dar e o venturoso risco de se dar.

Dois casos concretos: 1º - “Faço parte de uma Associação recreativa, cultural e desportiva, com sede em S. João da Madeira, de nome “Associação ESTAMOS JUNTOS”. Esta Associação, fundada em 1986, tem como modalidades desportivas a natação, o xadrez e o ténis, organizando anualmente campos de férias desportivos. Ao longo destes anos foram muitas as crianças que passaram pelo clube… Mas como o sr. Padre sabe, a vida não deve ser feita só de realizações materiais e de meros triunfos efémeros, esquecendo as realizações espirituais e humanitárias. E foi neste sentido que a Direção decidiu efetuar um donativo às Missões no continente africano. Tendo em conta as enormes dificuldades por que passam os missionários em África, nas diversas obras humanitárias de apoio às crianças carenciadas, a “Associação Estamos Juntos” junta-se nesta causa com um apoio financeiro de 2.500,00 €. Estamos certos de que a nossa decisão contribuirá para a alegria de muitas crianças…”
2º- Da passagem de uma carta do Irmão António, do Maputo, há mais de 40 anos em África: “Cheguei ao Maputo, vindo de Portugal, em 6 de setembro passado. Logo me dirigi à Casa do Gaiata, onde fiquei hospedado alguns dias. Ali estava também hospedada uma equipa de médicos oftalmologistas vindos de Barcelona. Trouxeram toda a aparelhagem que ficou depositada no hospital de Boana, que fica a 30Kms da Matola. No dia 1 de setembro começaram a trabalhar e fizeram-me a operação às cataratas. Começavam a trabalhar às 9 horas da manhã e chegavam à Casa do Gaito por volta das 23 horas. Numa semana operaram umas 220 pessoas. Vêm todos os anos. Tudo é de graça. E disseram-me que a equipa, além de Moçambique, vai fazer o mesmo serviço a outra nação pobre de África. É uma grande dádiva…”

 Dar e dar-se estão, aqui, maravilhosamente expressos. Numa associação desportiva e cultural, onde tantas e tantas vezes o financiamento das atividades é parco e difícil, saber partilhar, como o fez esta Associação sanjoanense, diz bem da sua direção, dos seus sócios, da sua gente. Isto só é possível com um coração de carne que palpita ao ritmo solidário do mundo e faz dele uma aldeia global próxima e fraterna.

 Quanto aos médicos de Barcelona, sim, está-lhes no ADN o serviço voluntário e organizado. São muitas as equipas médicas de Espanha, Itália e Irlanda, sobretudo, que têm este estilo de serviço. Sabemos que em Portugal há também um ou outro caso de médicos que se dão por amor aos mais pobres. Pena é que, aqui em Portugal, não sejam mais apoiados e organizados.

Mas ficam, neste tempo natalício, estes dois exemplos de solidária partilha de bens e de vida com os “meninos e meninas- jesus” que andam por aí, ao perto e ao longe, à espera de anjos e de pastores….* in BOA NOVA-dez 2018

Comentários

Mensagens populares