ONU Dia Mundial da Televisão

ONU
Dia Mundial da Televisão
21 novembro
Foto ONU/ Rick Bajornas

Objetivo é lembrar o papel deste meio para dar visibilidade às grandes questões mundiais; organização mantém produção audiovisual em várias línguas, incluindo o Destaque ONU news

Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão.
O objetivo é reconhecer o crescente impacto que o meio tem na tomada de decisões, chamando a atenção para conflitos, ameaças à paz e à segurança, e o seu potencial em dar visibilidade a questões económicas e sociais.



Lançada em 1947, a ONU Vídeo produz conteúdos nos seis idiomas
oficiais da ONU: francês, espanhol, inglês, chinês, árabe e russo. ,
by Foto ONU/ Manuel Elias

História
O Dia Mundial da Televisão não pretende celebrar a ferramenta em si, mas  a filosofia que representa. A televisão representa um símbolo de comunicação e globalização no mundo contemporâneo.
Em 21 e 22 de novembro de 1996, as Nações Unidas realizaram o primeiro Fórum Mundial da Televisão, onde importantes figuras da mídia se reuniram sob os auspícios da organização para discutir o crescente significado deste meio de comunicação no mundo atual e considerar como poderiam melhorar sua cooperação mútua.
Isso foi feito em reconhecimento do crescente impacto que a televisão tem no processo de tomada de decisão. A televisão foi, assim, reconhecida como uma ferramenta importante para informar, canalizar e sensibilizar a opinião pública.

Comentários

Mensagens populares