REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA RCA: Bispos condenam assassinatos de civis e sacerdotes


RCA: Bispos condenam assassinatos de civis e sacerdotes

Num comunicado, com data de 16 de novembro de 2018, a Conferência Episcopal da República Centro-Africana, CECA, condena veementemente os sucessivos assassinatos de civis e sacerdotes que se verificaram recentemente no País.


Cidade do Vaticano
Um ataque no Bispado de Alindao, que abrigava mais de 26 mil deslocados internos, por parte dos rebeldes da União para a Paz, na República Centro-Africana, o UPC, um dos grupos rebeldes que percorrem o País, causou pelo menos 42 mortos no passado dia 14 de novembro. Entre as vítimas inocentes estão dois saserdotes, Monsenhor Blaise Mada, Vigário Geral da Diocese de Alindao e o Padre Célestin Ngoumbango, pároco da Paróquia de Kongbo.


MINUSCA e Governo fortemente interpelados
A Conferência dos Bispos da República Centro-Africana lançou um forte apelo à força da ONU que trabalha no País, a MINUSCA, bem como ao governo centro-africano a coordenarem as "suas ações para que os perpetradores desses assassinatos e os seus mandantes sejam presos e levados à justiça”. Mais uma vez, eles deploram com consternação o ataque ao Bispado de Alindao. "Porque a Igreja Católica se tornou alvo dos grupos armados  criminosos na República Centro-Africana?”, se interroga a Conferência Episcopal Centro-Africana.

Comunidade cristã convidada à calma
No Comunicado, os bispos centro-africanos apresentam as suas condolências ao Bispo de Alindao, Dom Cyr-Nestor Yapaupa, a todos os sacerdotes e fiéis da diocese, bem como às famílias de todas as vítimas. A maldade criminal, sublinha o comunicado, não pode permanecer impune indefinidamente. E o Episcopado condena a "cumplicidade responsável de quem tem o dever de intervir para parar estes crimes contra a humanidade, mas deixa passar". No entanto, os Bispos centro-africanos exortam as comunidades cristãs a permanecer calmas e em oração, para não caírem na armadilha do ciclo de vingança.

Crimes que nos lembram uma lista já longa
O assassinato dos dois sacerdotes é apenas o mais recente de uma série de assassinatos na República Centro-Africana. Recordamos o assassinato do padre Firmin Gbagoua, vigário geral da diocese de Bambari, baleado à queima.roupa em 29 de junho de 2018, tendo morrido logo depois com os ferimentos. No dia 1 de maio de 2018, o padre Albert Toungoumalé Baba e pelo menos 16 pessoas foram mortos durante um ataque à Igreja Católica de Nossa Senhora de Fátima, onde os cristãos estavam reunidos por ocasião da festa de São José Operário, que coincide com a festa do Trabalho.

Comentários

Mensagens populares