MULHERES Mulheres indonésias lutam contra o estigma relacionado ao HIV

MULHERES
Mulheres indonésias lutam contra o estigma relacionado ao HIV
Provas e tribulações enfrentadas por pessoas que vivem com o que já foi uma doença mortal
Hartini Rahayu, Chyntia Novemi e Baby Rivona Nasution 
vivem com HIV, mas conseguem se manter saudáveis ​​
devido à medicação que tomam. (foto do ucanews.com)  
Ryan Dagur, Jakarta, Indonésia 23 de novembro de 2018

Baby Rivona Nasution deixou a Indonésia em 2001 para trabalhar como empregada doméstica na Malásia, escapar de seu vício em drogas e mudar sua vida para melhor.
Mas, dois anos depois, ela não conseguiu estender seu contrato de trabalho depois de ser diagnosticada com HIV  e deportada para sua cidade natal em Medan, na província de North Sumatra.
"Foi como se o céu tivesse desabado", disse o jogador de 51 anos. "Eu estava confuso sobre o que eu deveria estar fazendo comigo mesma em casa. Eu me tranquei no meu quarto e me senti inútil, como se a vida não tivesse sentido."
Criada em um lar desfeito, Nasution se casou quando era aluna do ensino médio, mas depois se divorciou do marido. Ela se tornou viciada em heroína e disse que muitas vezes trocava agulhas com seus colegas.
"Parece que foi assim que eu peguei a doença. Mas quando percebi, já era tarde demais", disse ela.
Seu conhecimento sobre o HIV veio depois, depois de ter visto fotos de pacientes com HIV / Aids que estavam magros e morrendo.
No meio de tais dificuldades, ela conheceu uma amiga que a apresentou a uma comunidade de pessoas vivendo com HIV / Aids em Medan.
"Fiquei surpreso quando todos pareciam bem, não [morrendo] como eu imaginava", disse ela, um encontro que a ajudou a recuperar um pouco de sua autoconfiança.

Atitude positiva
Nasution deu um passo importante em 2007 ao proferir um discurso durante um evento nacional em Surabaya, Java Oriental.
Do pódio ela se apresentou como seropositiva para milhares de pessoas, incluindo funcionários do governo e os media.
"Todos ficaram chocados. Eles não esperavam que eu fosse tão corajosa", disse ela, lembrando que era raro na época - e ainda é - que um indonésio saísse publicamente e anunciasse que tinha a doença.
Vivendo em uma sociedade onde os pacientes com HIV / Aids são fortemente estigmatizados, ela disse que precisava de coragem extra para se abrir. Seu caso foi mais complicado pelo fato de ela também ter se classificado como ex-viciada em drogas e divorciada com dois filhos de pais diferentes.
"Eu ouvi muitas observações negativas feitas sobre mim, que eu era uma mulher imoral, que eu era 'lixo puro', e assim por diante", disse ela.
No entanto, ela estava determinada a combater e quebrar a estigmatização que as pessoas que têm a doença, especialmente as mulheres, enfrentam no país. Ela queria dizer aos outros para não terem medo, que não estavam sozinhos.
Ela também vê a si mesma como fazendo o papel de educadora, espalhando a notícia, por exemplo, de que crianças nascidas de pais HIV positivos não são infectadas automaticamente - o risco de transferir a doença para o feto é quase zero, na verdade, se os pais consumir diligentemente medicamentos anti-retrovirais.
Nasution é uma prova viva disso, pois ambos os filhos nasceram HIV negativos.
Sua abertura influenciou muitas pessoas, incluindo Hartini Rahayu, de 37 anos, que foi diagnosticada com HIV em 2008 depois que seu filho de 9 meses morreu em decorrência de complicações ligadas à doença.
Hartini disse que foi o marido dela que a infectou.
"Assim que descobri que tinha, me tranquei no meu quarto por um mês", disse ela.
Em seu desespero, ela ouviu pessoas contando histórias sobre Nasution. Incentivado por seu exemplo, Hartini começou a falar abertamente sobre sua condição em 2011 e tem estado envolvido em campanhas para aumentar a conscientização sobre a doença desde então.

Assista a este vídeo da ucanews.com apresentando Chyntia Novemi, Hartini Rahayu e Baby Rivona Nasution falando sobre suas experiências vivendo com o HIV.

Chintya Novemi, 30 anos, foi diagnosticada em 2011 depois de ser infectada pelo marido. Ela chamou a Nasution de um modelo positivo em uma sociedade onde as vozes das mulheres são freqüentemente abafadas.
"Depois que conheci outras pessoas como ela no ano passado, atrevi-me a compartilhar meu problema com minha família", disse a mãe católica de dois filhos.

Negócios inacabados
As histórias dessas mulheres são apenas uma amostra dos julgamentos e tribulações enfrentadas por milhares de pessoas que vivem com o HIV na Indonésia.
A Indonésia é o único país da Ásia-Pacífico onde a prevalência do HIV aumentou e continua alta, tendo passado de apenas alguns casos registrados em 2000 para uma estimativa de 620.000 em 2016.
Embora apenas 0,5 por cento da população em geral esteja infectada, a taxa chega a 39 por cento para aqueles que usam e freqüentemente compartilham agulhas para injetar narcóticos como a heroína em seus corpos.
Estimativas oficiais colocam as taxas correspondentes de infecção para homossexuais em 12,8%, 7,4% para mulheres transgêneras e 7,2% entre mulheres profissionais do sexo.
Nasution disse que o número real pode ser muito maior, já que muitas pessoas têm medo de serem expostas.
"A maioria das pessoas que estão preocupadas com o fato de terem apanhado estão com muito medo de fazer o teste de HIV, porque não querem que os outros saibam", disse ela.
Como coordenadora nacional da Indonesian Positive Women Association, a Nasution está envolvida em várias atividades de conscientização e teve participação na publicação de vários livros.
No entanto, a estrada à frente está repleta de desafios.
Em outubro, duas crianças soropositivas do ensino fundamental no norte de Sumatra foram expulsas de suas escolas .
Nasution disse que seu segundo filho também enfrentou muita discriminação em sua escola particular em Jacarta.
"Ele é HIV negativo, mas a escola tentou expulsá-lo com base em que nós, seus pais, fomos infectados", disse ela. "Felizmente, ele não foi expulso. Mas só depois que eu ameacei processar a escola."

Igreja 'deve ser mais aberta'
Até mesmo as instituições religiosas na Indonésia não têm uma compreensão do HIV e dos tormentos que as mulheres portadoras da doença sofrem.
Novemi disse que durante um seminário que frequentou recentemente, um padre se levantou e informou a todos que o HIV era uma praga em pessoas que não tinham moralidade.
Decepcionada ao ouvir uma interpretação tão tacanha, ela disse que escolheu registrar seus filhos em uma igreja protestante que tem apoiado muito mais a situação da família.
O padre franciscano Peter C Aman, professor de teologia na Escola de Filosofia de Driyarkara, com sede em Jacarta, admitiu que a igreja precisa mostrar-lhes maior compaixão.

"Em contraste com as palavras de Jesus, que pediu para buscarmos até uma ovelha perdida, nossa igreja parece preferir abandonar aquela ovelha", disse ele.

Comentários

Mensagens populares