PADRES No futuro «padres sinodais» Por P. Armando Soares


PADRES
No futuro «padres sinodais» Por
D. António Augusto Azevedo | Foto: Ecclesia


D. António Augusto Azevedo | Foto: Ecclesia
Terminado o Sínodo dos Bispos é necessário encontrar modalidades locais para que o seu espírito e prática dos seus ensinamentos permaneçam e se afirmem.
No encerramento do Sínodo o Papa disse que o importante era este «estilo sinodal». Um estilo que passa pela escuta e pela capacidade das pessoas, grupos e igrejas locais se reunirem e, juntas, encontrarem caminhos de futuro. Importa aqui que ao conteúdo se associe também a forma. Só é possível apanhar o estilo deste Sínodo estando permanentemente com os jovens. Em variadíssimos pontos o documento remete para o trabalho das igrejas locais. Recomenda sínodos, encontros e decisões das igrejas locais.
D. António Augusto, sublinha “a proximidade e a escuta atenta do Papa Francisco, o bom ambiente do Sínodo do qual destaca a participação dos jovens. Assinala a importância da fase seguinte do Sínodo nas igrejas locais.”
“O Sínodo me fez experimentar uma dimensão importante inerente ao ministério episcopal que é a dimensão da colegialidade: esta proximidade com o Papa Francisco e com os bispos de todo o mundo”.
“Posso testemunhar pessoalmente: Nesta fase em que estivemos reunidos em Roma o Papa Francisco surpreendeu pela proximidade. Foi muito afável, muito próximo, com sinais muito bonitos. Desde logo, por estar a receber todas as pessoas, por estar disponível para conversar com toda a gente. Essa proximidade, de que o Papa tantas vezes tem falado, nós podemos testemunhar que ele próprio a vive. E também impressionou pela sua capacidade de escuta. O ambiente foi sempre muito bom. De grande comunhão e também de grande alegria, de grande diálogo e sobretudo de interesse. Interesse em partilhar experiências e em sentir melhor outras realidades de outras igrejas que vivem, de facto, momentos mais difíceis”.
Dias depois, o Papa no Angelus referiu: os frutos desta colheita serão tanto mais saborosos e abundantes, e o vinho será tanto melhor, quanto também os jovens participem deste processo. Eu diria: um estilo sinodal, proposto aos pastores, proposto às comunidades, às estruturas, mas sempre com a presença dos jovens. 
É apenas o passar para uma nova fase com estas mesmas atitudes, de continuar à escuta, de continuar atento e de continuar a discernir, numa realidade dos jovens que está sempre em mutação. Portanto, a escuta é sempre indispensável.
Numa conferência “Seminário: passado, presente e futuro”, no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, como marca do presente, inspirado pelo Concílio Vaticano II, D. António Augusto destacou a importância dada à formação espiritual e à recomendação sobre novos métodos didáticos a implementar nos seminários. Assinalou no tempo pós-conciliar, não obstante os muitos abandonos da vida sacerdotal e uma notória redução do número de alunos nos seminários, a implementação de novas realidades como o pré-seminário e os seminários de movimentos da Igreja. No presente, muitas vocações revelam-se em idade adulta, concluiu.
Sobre o futuro dos seminários, o bispo auxiliar do Porto assinalou que as orientações da Igreja apontam para uma formação que deverá ser integral, missionária e comunitária. Os Seminários deverão formar padres que sejam discípulos missionários enamorados do Mestre que vivam no meio do mundo na simplicidade, na sobriedade e na autenticidade.
O Padre Renato de Oliveira, de Viana do Castelo, chamou a atenção para o lema do Ano Pastoral da diocese: “Somos Igreja que evangeliza. É neste espirito que queremos viver mais uma semana dos seminários”, refere o padre Renato Oliveira no vídeo.
Precisamos de evangelizadores. Qual vai ser o modelo? A inspiração no “espírito sinodal” vai abrir muitas portas e continuar a vivência do sínodo dos jovens, num ambiente intergeracional, pondo em movimento e em constante diálogo: bispos, padres idosos e novos, religiosos, religiosas, leigos, famílias, estruturas paroquiais, instituições eclesiais, e a riqueza dos jovens. O padre do futuro: “um padre sinodal”.

Comentários

Mensagens populares