SEMINÁRIO No tempo de Formador e Professor



SEMINÁRIO
No tempo de Formador e Professor

Hoje lembra: SEMINÁRIOS: Equipa formadora e Seminaristas | POBRES: repor a dignidade e afastar a "aversão". São milhões. | FAZER DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS - padres em "estilo sinodal".




Fui FORMADOR e PROFESSOR durante 8 anos no Seminário de Cernache e 13 no Colégio São João de Brito, em Angoche, Moçambique. 

Nunca precisei de castigar um aluno. Quando falava em particular com cada um, estimulava-os falando da suas qualidades que era preciso pôr a render mais e só chamava a atenção para algum aspecto negativo. sentia que ficavam alegres e felizes. E isto porquê? Porque outros formadores, só os chamavam para lhes "dar porrada" e até partiam réguas e canas no "costado" ou na "cabeça" de alguns. 

Com milhares de alunos - em Portugal e em Moçambique - nunca precisei de usar qualquer violência, para me terem muito respeito. 








E a "Matemática" que eu leccionei durante 29 anos era a disciplina que tinha melhores notas. tenho alegria de um aluno ter tirado 20 valores no exame do Liceu, e uma aluna do IVS: 19,6. valores. 

Queridos alunos espalhados pelo mundo, agradeço vossa amizade e o que me ensinastes para ser homem e um padre próximo do povo sem distinção de religião ou cor.. Foi muito bom para mim. Um grande abraço

Comentários

Mensagens populares