BRASIL Ónibus híbrido movido a hidrogênio e eletricidade é referência em sustentabilidade
BRASIL
Ónibus híbrido movido a hidrogênio e eletricidade é referência em
sustentabilidade
BR
UNIC Rio/Ana Rosa Alves
Universidade no Rio de Janeiro criou ônibus
híbrido movido a hidrogênio e eletricidade que não polui o meio ambiente.
9 dezembro 2018
|
Laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro usa hidrogênio como
fonte limpa de energia; queima de combustíveis fósseis é uma das principais causas
por trás do aquecimento global. *
Há cerca de 30 anos, o Laboratório de Hidrogênio da Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Ufrj, vem estudando formas limpas e alternativas de produzir energia a partir
do hidrogênio, sem contribuir para o aquecimento global.
Uma das tecnologias
desenvolvidas pelo centro de pesquisa é um ônibus movido a hidrogênio e
eletricidade, que não polui o meio ambiente. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil,
Unic Rio, acompanhou o trabalho da equipe que desenvolveu a iniciativa.
Confira detalhes neste vídeo
especial produzido pelo Unic Rio:
Ônibus Híbrido
Entre os projetos está um
ônibus que funciona com um motor elétrico que utiliza hidrogênio em
alta pressão para gerar eletricidade a bordo e aumentar a autonomia do
veículo.
Segundo o mestrando em
Engenharia de Transporte e membro do projeto, Gabriel Lassery, as diversas
fontes de energia permitem ao ônibus rodar mais de 300 km sem a necessidade de
reabastecimento.
"Por exemplo, na hora da
frenagem, uma parte da energia cinética é convertida de volta em eletricidade,
que vai para as baterias”
Laboratório de Hidrogênio da Ufrj também produz pilhas que geram energia limpa, sem combustão e emissão de poluentes. Foto: UNIC Rio/Ana Rosa Alves |
Tecnologias
Sustentáveis
Além do ônibus, a equipe do
laboratório também está produzindo dois navios. Um ferry boat,
para o transporte de 15 veículos e 100 passageiros. E um catamarã para o
transporte de 100 passageiros.
O professor Paulo Emílio de
Miranda, coordenador titular do Laboratório de Hidrogênio da universidade,
disse que a ação da equipe está orientada para o futuro sustentável.
“Estamos preparando o Brasil
com dispositivos tecnológicos para a transição enérgica dos combustíveis
fósseis para energias renováveis e energia do hidrogênio”.
O Laboratório
de Hidrogênio também produz pilhas que geram energia limpa, sem
combustão e emissão de poluentes. Os elementos que compõem as pilhas são
produzidos pela equipe, que tem a tecnologia patenteada.
Aquecimento
Global
A queima de combustíveis
fósseis é uma das principais causas por trás do aquecimento global. O ano de
2016 foi considerado o mais quente de toda a história, com temperatura média 1
ºC acima dos níveis pré-industriais.
Um estudo lançado em 2017 pelo
Instituto de Energia e Meio Ambiente, IEMA, indica que os automóveis são
responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa na cidade de São
Paulo, e a frota de ônibus representa a maior parte deste percentual.
Foto ONU/Albert González Farran
Estudo lançado em 2017 indica que os
automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa na cidade de São Paulo. |
ODSs
Um dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ODS, é assegurar o acesso
confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e
todos. Esse é o objetivo 7 entre os 17 que deverão ser cumpridos até 2030 por
todos os 193 países que fazem parte da ONU.
O Acordo de Paris é um esforço
internacional coletivo para combater a mudança climática e seus efeitos e foi
firmado em dezembro de 2015 durante a 21ª Conferências das Partes da
Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP21. Ratificado
até o momento por 184 dos 197 países que fazem parte da convenção, é uma
iniciativa inédita no combate ao aquecimento global.
Um dos objetivos do
compromisso é limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ºC até o final do
século. O cumprimento, contudo, depende de uma drástica redução na emissão de
gases de efeito estufa.
Um dos caminhos para alcançar
esta meta é a substituição de combustíveis poluentes por alternativas
sustentáveis que não agridam o meio ambiente.
Comentários
Enviar um comentário