ESPANHA Caritas Espanha e Caritas Haiti

Caritas Espanha traçou um balanço dos seus trabalhos sobre a ilha do Caribe - chamado "Caritas com Haiti" - em favor de centenas de milhares de pessoas após o terramoto que atingiu a ilha há 2 anos. O relatório, cuja cópia foi enviada à Fides, mostra, em primeiro lugar, que este trabalho foi realizado no âmbito de um plano de contingência coordenado pela rede internacional da Caritas e guiados pelo mesmo Caritas Haiti. Em 2011, Caritas Espanha continuou a apoiar o trabalho da Caritas Haiti para as vítimas do terramoto, seguindo uma abordagem de desenvolvimento a longo prazo para tentar resolver as causas de vulnerabilidade, em particular da pobreza. Desde 2010, Caritas Espanha investiu 10,8 milhões de euros no Haiti. No ano passado deu prioridade para cinco áreas: saúde, educação, habitação, proteção de comunidades vulneráveis, fortalecimento da Caritas Haiti.
O primeiro setor inclui a resposta de projecto para o surto de cólera no início 2011 e outro programa de cuidados básicos de saúde, dedicado à nutrição materna, que está sendo desenvolvida em 4 dioceses na fronteira com a República Dominicana, onde Caritas Haiti tem uma longa experiência de trabalhar com operadores de cuidados de saúde de muitas destas Comunidades. Intimamente relacionado com estes programas
há planos para o acesso à água potável e esgoto em várias partes do país. No que diz respeito à educação, Caritas Espanha está trabalhando com vários grupos para criar um plano para a educação básica e formação profissional para crianças e jovens haitianos e para a reconstrução de 2 escolas em Gressier capaz de acomodar 923 estudantes.
Para oferecer habitação Caritas Haiti deu prioridade para as famílias mais vulneráveis, e para tal lançou um programa nacional, apoiado pela Caritas de Espanha, com a construção de mais de 130 casas. Caritas Espanha também financia um lar de idosos tna Diocese de Les Cayes, juntamente com vários programas tendemtes a suprir as necessidades dos doentes, desativados, idosos, mulheres e crianças.
Caritas Espanha finalmente começou a trabalhar com a Caritas Haiti e outros membros da rede Caritas para desenvolver um plano estratégico sobre Caritas Haiti, a fim de garantir a sustentabilidade da instituição e reduzir a dependência do financiamento externo, bem como melhorar as capacidades técnicas de todos os níveis da rede nacional da Caritas Haiti. Agência Fides 01/12/2012

Comentários

Mensagens populares