FAIXA DE GAZA CRISTÃOS PALESTINOS: vocês não estão sós

"O mundo não esqueceu, vocês não estão sós": é a mensagem da coordenação dos Bispos para a Terra Santa enviada aos cristãos de Gaza, uma pequena comunidade de aproximadamente 2500 pessoas, das quais cerca de 300 católicos, em meio milhão de habitantes. Após visitas às comunidades paroquiais de Gaza, Nablus e Jerusalém, a viagem dos Bispos europeus e americanos, continuará até 12 de Janeiro com reuniões em Haifa, Ramallah e Jerusalém.
Durante os quatro dias da reunião estão agendados discursos de sua beatitude o Patriarca Fouad Twal e Antonio Franco, palestras do Núncio Apostólico e lideranças de áreas académicas sobre o impacto da Primavera"árabe" e sobre as mudanças sócio-políticas na região.
"Numa região que é tão pequena, o que acontece em Damasco não pode deixar de produzir efeito sobre o que acontece em Belém, e quanto acontece no Egito é sentido mesmo em Gaza-inevitavelmente salientou o arcebispo Patrick Kelly – tudo o que acontece num desses países, afecta todos os outros."
Além de orações, liturgias e visitas a outros ritos católicos e outras denominações cristãs, terça-feira, 10 de Janeiro está agendada uma visita a Haifa, durante a qual haverá um diálogo entre judeus, muçulmanos, drusos e bahai e conversações com Ministros e políticos israelenses e palestinos.
Em nome da Santa Sé, a coordenação das Conferências Episcopais a apoiar a Igreja na Terra Santa reúne-se anualmente em Janeiro na Terra Santa para renovar a solidariedade para com as comunidades cristãs e promover uma solução para o conflito. Misna 09 01.2012 – 10:25

Comentários

Mensagens populares