FILIPINAS PROCISSÃO DO NAZARENO: mais de 9 milhões de jovens na rua, entre a devoção e as ameaças terroristas

Mais de nove milhões de católicos, independentemente do "alerta de ataque" lançado pelo governo, tomou as ruas hoje, 9 de Janeiro, em Manila, para a solene procissão do Nazareno, a estátua do Menino Jesus de cor, venerada no Santuário de Quiapo, em Manila. A procissão segue a carruagem maciça com a estátua do Nazareno através do centro de Manila.O evento, um marco na devoção do povo Filipino, ocorre num clima de tensão por causa das ameaças terroristas, gravadas pelo Governo filipino. Numa mensagem de "aviso" sem precedentes, Presidente Benigno Aquino alertou os fiéis para possíveis ataques. De acordo com fontes locais da Fides, as ameaças podem ter uma origem dupla: o militante islâmico do Sul, como o terrorista do grupo "Abu Sayyaf" ou anti-católica e áreas seculares que, com a intenção de limitar a influência da Igreja na sociedade. Para a procissão, guardada por mais de 15 mil agentes de segurança, os fiéis foram instruídos a não usar o fireworks, não para trazer sacos ou telemóveis que "poderiam ser utilizados para efeitos de uma detonação".
Interrogado por Fides, Mgr.Bernardino Cortez, bispo auxiliar de Manila, disse: "as advertências de terror não desencorajaram os fiéis. Na verdade, muitos deles dizem que, se morrerem durante a procissão do Nazareno, realizando um acto de fé, eles certamente iirão para o paraíso. Nazareno opera milagres, um irmão em sofrimento, uma mensagem de esperança para os pobres: nada pode parar os fiéis ". "A devoção ao Nazareno - disse o bispo – hoje tem um profundo significado para o povo Filipino, especialmente para os pobres, como o novo Arcebispo de Manila, Dom Antonio Tagle recordou em sua mensagem. O que é surpreendente é que o Nazareno é um ponto de referência, especialmente para os jovens, muitos dos quais estão presentes no evento de hoje".Além disso, o bispo Cortez disse, "hoje mais de um milhão de pessoas em Mindanao, na região de Cagayan de Oro, que recentemente foi atingido pelo tufão Sendong, oram e veneram o Nazareno, encontrando nele apoio e consolo no sofrimento: os fiéis vivem, mesmo fora de Manila, esta devoção especial".
A estátua original do Nazareno chegou a Manila do México em 1607 a bordo de um navio que se incendiou. A estátua foi enegrecida  pelo fogo, daí o nome "Black Nazareno". Nazareno permaneceui intocável pelos incêndios que atingiram a Igreja Quiapo em 1791 e 1929, por grandes terramotos de 1645 e 1863 e pelo bombardeio de Manila em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial. FIDES 09.01.2012

Comentários

Mensagens populares