Lamego D. António Couto tomou posse da diocese

Apresentou-se como alguém entre Deus e o seu povo.
O novo bispo de Lamego, D. António José da Rocha Couto, tomou hoje posse da diocese, afirmando que conta com todos os membros da comunidade católica para desempenhar o seu papel de bispo, “entre Deus e o povo”.
 “Quero muito ver o vosso rosto. Já sabeis que trago notícias de Deus e que conto muito com cada um de vós, para levar a todos os lugares e a todas as pessoas desta bela diocese este vendaval de graça e de bondade que um dia Jesus desencadeou”, disse, na homilia da missa na Sé de Lamego..
Ao assumir a sede episcopal que lhe foi confiada em novembro de 2011 por Bento XVI, D. António Couto apresentou-se como um bispo que quer estar “pertinho de Deus, mas de um Deus que faz carícias ao seu povo, um Deus que ama e que perdoa” e “pertinho do povo, o suficiente para lhe entregar esta carícia de Deus”.
Centrando-se na passagem do Evangelho lida na celebração, afirmou que a missão de “anunciar” a vida e obra de Jesus implica, para os católicos, a missão de “ensinar, libertar, acolher, curar, recriar”.
Concelebraram vários bispos entre eles D. José Policarpo, D. Jacinto Botelho,… e muitos sacerdotes da diocese de Lamego, de Braga, do Porto, no geral de todo o país.
A afluência de amigos que quiseram estar presentes estava manifesta numa dezena de autocarros que vieram até Lamego à tomada de posse: de Valadares-Porto, de Cucujães, de Vila Boa do Bispo e de Braga.
Esta presença manifesta o dom que o novo bispo tem de cativar as pessoas pela sua humildade, estatura espiritual, intelectual e humana, tornando-se efectivamente próximo do povo.
Aos 59 anos, D. António Couto torna-se o terceiro bispo residencial mais jovem nas dioceses portuguesas, deixando a Arquidiocese de Braga, na qual era auxiliar desde 2007.
É membro da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé) desde 2004 e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização (CEP)
A Diocese de Lamego, com cerca de 140 mil habitantes, foi criada por volta do ano 570 e é a única do país que não é sede de Distrito.
Na Tomada de Posse estiveram presentes todos os Padres da sua freguesia e que têm sido companheiros de viagem: PP. Manuel Vales (pároco), Armando Soares, Luís Vieira, Paulo Teixeira, A. Moreira, para além dos seus familiares e muitos amigos Vilabonenses.
Rejubilamos e estamos contigo na oração e na amizade para que todos estejamos “bem pertinho de Deus” numa missão fecunda. Conheces bem o nosso rosto e podes contar com cada um de nós, para levar a todos os lugares e a todas as pessoas o vendaval de graça e de bondade que um dia Jesus desencadeou em Cafarnaum.

Comentários

Mensagens populares